terça-feira, 13 de setembro de 2011

Operadoras investem mais em Internet depois de década da voz

Depois de quase dez anos apostando pesado em serviços de voz, grandes companhias de telecomunicações que atuam no Brasil voltam suas atenções para o mercado de banda

O aumento de 5,5% do número de usuários registrado no segundo trimestre, culminando em 78 milhões de pessoas conectadas à rede, e os constantes anúncios de investimento e expansão por parte do governo federal nas redes de fibra ótica e 4G, além da chegada de novos players no mercado, são fatores que estão fazendo com que empresas como a Telefônica, Oi (ex-Telemar), Claro e GVT (Vivendi) consolidem na Internet o alvo principal de seus investimentos para os próximos anos. O espanhóis preveem 25% de crescimento em suas receitas com banda larga até 2013, além de parceria com a Oi na compra de conteúdo nacional para programação de TV por Assinatura, segmento no qual a GVT vai investir R$ 650 milhões. A Claro, do magnata mexicano Carlos Slim, vai investir R$ 10 bilhões no Brasil até o fim de 2012, aporte que abrange a soma dos recursos da operadora na Embratel e na Net, outras duas empresas do grupo América Móvil.

De acordo com Márcio Nunes, diretor de Plataformas e de Rede da Claro, cerca de R$ 1,92 bilhão serão investidos ainda até o final de 2011, não só em ampliação da estrutura, mas também na preparação de uma nova rede para serviços de dados. “Temos registrado grande avanço nesta área, e, espera-se, crescerá ainda mais”, comenta Nunes. Em janeiro deste ano, Slim já havia anunciado investimentos de R$ 4,17 bilhões no País até o fim de 2011. A aposta no mercado local vem dos resultados positivos que a empresa vem registrando na região. No segundo trimestre deste ano, os negócios no Brasil representaram 27,7% da receita da América Móvil, gerando receita de R$ 5,7 bilhões. Do novo aporte anunciado, mais de R$ 3,5 bilhões serão investidos na operadora móvel Claro. O valor, no entanto, é pouco mais do que o faturado pela operadora no Brasil no segundo semestre deste ano,  R$ 3,1 bilhões.

O executivo afirma que a meta é ter 100% das estações rádio-base 3G conectadas a uma rede de transmissão com a tecnologia de fibra óptica, que terá 89 mil quilômetros. “Com isso, teremos uma rede IP RAN, tecnologia que quadruplica a capacidade de transmissão e aumenta a qualidade do serviço”, afirma o diretor.

“Isso porque o cliente ganha uma capacidade maior da rede e pode usar aplicações que demandam mais, como baixar vídeo”, destaca o diretor. Além disso, Nunes afirma que a nova estrutura deixa a rede da operadora pronta para a oferta de serviços de quarta geração de telefonia celular (4G) no país, aposta antecipada num mercado que deve fomentar a receita da companhia no País, já que o leilão para as ondas 4G está marcado para 2012. A presidente Dilma Rousseff, aliás, afirmou ontem que a quarta geração de celulares será implantada no Brasil até 2014.

A Telefônica espera aumentar a participação do serviço de banda larga em sua receita para os próximos anos. Conforme o planejamento da companhia apresentado na cidade de Londres, a participação da banda larga sobre a receita passará de 15% em 2010 para 25% em 2013, e a fatia de acesso e voz diminuirá de 82% para 68% no mesmo período.

Na área de banda larga, Antonio Carlos Valente, presidente da empresa no Brasil, afirmou que a Telefônica possui 500 mil domicílios dotados de fibra ótica no Estado de São Paulo, com 30 mil clientes conectados, o que segundo ele é o maior parque da América Latina. De acordo Valente, a companhia está na última etapa da integração com a operadora móvel Vivo, após a saída do acionista Portugal Telecom no ano passado. A receita total do mercado brasileiro de telecomunicações deverá crescer de R$ 105 bilhões para R$ 120 bilhões em 2013.

O presidente da Andrade Gutierrez Telecomunicações, controlada pela Oi, Otávio Marques Azevedo, lançou propôs ao concorrente Antonio Valente, a compra conjunta de conteúdo para atender ao PL 116, que vai permitir às teles que entrem no mercado de TV a cabo.  “Sugiro que façamos uma compra melhor de conteúdo, visando volume”, disse Marques. Segundo Azevedo, o jogo da competição na TV paga começa agora, não só entre operadores, mas também em relação a outros provedores de serviço, como o Netflix, site de aluguel de filmes pela Internet.  “Teremos de aprender a lidar com novos competidores, e banda larga é a palavra chave”, afirmou.

O braço brasileiro da francesa Vivendi, a GVT, anunciou por sua vez que vai lançar em setembro seu serviço de televisão por assinatura. Por enquanto, o produto está disponível nas 16 maiores cidades em que a operadora atua. No próximo mês, será estendido a toda a área de cobertura da companhia. “A TV por assinatura vai ser o primeiro passo da GVT para lançar a casa conectada [integração dos equipamentos eletrônicos da residência via Internet]”, afirmou Amos Genish, presidente da empresa.

 

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