quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Mercado chinês deve investir US$ 54 bi em mídia em 2011

Montante marcaria crescimento de 15,2% em relação ao ano passado


O investimento em mídia na China deve chegar à casa dos US$ 54 bilhões em 2011, o que marcaria um aumento de 15,2% em relação ao ano anterior. Os dados estão no estudo “Este ano, próximo ano: previsões para a mídia na China”, desenvolvido pela GroupM China – operação de gestão de investimentos pertencente ao WPP.

O levantamento integra a série de previsões de dados de mercado da holding de comunicação, com base em suas pesquisas nos setores de publicidade, relações públicas, coleta em campo e comunicação especializada. O relatório já projeta gastos de US$ 63,5 bilhões em 2012 com publicidade naquele país, mantendo uma margem de crescimento de 16,9% em relação ao ano em curso.


Segundo o FMI (Fundo Monetário Internacional) em seu relatório “Perspectiva Econômica Global”, divulgado em abril, o PIB (Produto Interno Bruto) da China crescerá 9,6% em 2011, chegando à margem de 9,5% de crescimento no ano seguinte.


Audiência


Segundo o estudo, a TV continua a dominar a maior fatia do investimento chinês em mídia, chegando a cerca de 58% - o que equivaleria a US$ 31,5 bilhões em 2011. O crescimento contínuo da TV digital no país e aceleração da acessibilidade a opções de interatividade devem garantir que a mídia em questão mantenha sua vantagem em curto prazo. De acordo com o levantamento, 88 milhões de famílias chinesas passaram a contar com acesso à TV digital na China em 2010. Este ano, o número deve chegar a 102 milhões de lares, subindo para 125 milhões em 2012.


Internet


O investimento publicitário na internet também tem altas taxas de crescimento. Dados levantados pelo GroupM indicam que os valores investidos nos meios online terão crescido 46% no final de 2011, com mais 44% de aumento no ano seguinte. Ao final de junho, foram contabilizados 485 milhões de usuários de internet na China, penetração de 36% da população.


Expansão no outdoor e mobile


A mídia exterior também cresceu na China no ano passado (17%). O meio foi impulsionado por uma maior procura por soluções digitais out of home – que teve crescimento de receita três vezes maior que as opções não digitais. Os aparelhos móveis também alcançaram, de acordo com o levantamento, números positivos de crescimento, especialmente com a melhora nas tecnologias no país e o crescente número de usuários 3G.


“A China continua sendo um dos mercados mais emocionante e desafiadora de mídia do mundo. Ela oferece não apenas um mercado complexo e diversificado, mas com o desenvolvimento e adoção rápida de novas tecnologias e canais de comunicação. Nesta era interativa, as marcas estão aprendendo a se tornar não apenas os criadores, mas curadores de conteúdo, percebendo a necessidade de explorar mais formas de manter os consumidores participativos”, aponta Lucy Zhang, diretora de previsões do GroupM China.

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