A Gartner divulgou pesquisa nesta quinta-feira, 22, que revela a liderança do iPad no mercado de tablets até pelo menos 2014. A estimativa é de o aparelho da Maçã ainda ter mais de 50% do mercado daqui a três anos. Segundo o estudo, isso ocorrerá porque a Apple oferece uma experiência de usuário superior e unificada entre seus aparelhos, programas e serviços.
O iPad deve fechar 2011 com 73,4% de participação de mercado mundial — menos que os 83% de 2010. “A menos que os concorrentes respondam com uma abordagem similar, os desafios para a posição da Apple serão mínimos”, diz a vice-presidente de pesquisas da Gartner, Carolina Milanesi. (Em agosto, as projeções de um analista mostraram que o iPad ainda terá 60% de participação de mercado em 2020.)
Já os tablets baseados em Android, sistema operacional do Google, terão uma fatia de 17,3% este ano. Em 2010, eles responderam por 14,3% do mercado. A Gartner não espera que outra plataforma tenha mais de 5% de participação em 2011.
A empresa de pesquisa afirma que a estimativa para o Android foi reduzida em relação à analise do último trimestre — e teria sido ainda mais não fosse o sucesso de tablets mais baratos na Ásia e as expectativas em relação ao tablet da Amazon, cujo lançamento deve ocorrer até o fim deste ano.
Na opinião de Milanesi, a demanda pelo tablet com Android tem sido inibida por “altos preços, interface de usuário fraca e aplicativos limitados”. Espera-se ainda em 2011 que a próxima atualização do Android resolva esses e outros problemas, como a fragmentação da plataforma (nem todos os fabricantes oferecem as mesmas atualizações, ao mesmo tempo, nos mesmos países. E sequer são todos os aparelhos que chegam a ganhar as melhorias).
No quesito smartphones, o Android tem quase metade do mercado mundial.
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