Mostra de fotografias relata transformações do Bom retiro e da Luz
O centro da cidade de São Paulo continua como destaque na programação do Centro da Cultura Judaica, com a exposição fotográfica “Bom Retiro e Luz: Um Roteiro, 1976-2011”, que traz dezenas de imagens feitas por diversos fotógrafos ao longo destes últimos 35 anos, retratando o panorama do avanço social, cultural e local destes dois bairros.
A programação do espaço cultural também se desdobra na “Mostra de Processos e Registros Audiovisuais”, na qual o público poderá conferir as produções desenvolvidas pelo projeto iD bairro SP#02 Observatório Bom Retiro. A partir de práticas interculturais artísticas e de educação patrimonial, uma série de intervenções elaboradas originalmente no bairro, incluindo dispositivos artísticos, cartografias colaborativas e narrativas audiovisuais serão apresentadas na cafeteria do Centro da Cultura Judaica.
O iD Bairro, que em sua segunda edição brasileira chega ao Bom Retiro, é um projeto internacional de arte urbana de longa duração, com vasta trajetória implicada com a criatividade social, ações coletivas e práticas artísticas na Espanha. Em outubro de 2010, realizou sua primeira inserção no Brasil, propondo a atuação em rede como uma plataforma de aproximação entre instituições, agentes locais e extralocais para operar culturas de proximidade.
O iD Bairro é um projeto criado pela Idensitat, dirigido pelo espanhol Ramon Parramon, e realizado em São Paulo com curadoria e coordenação geral a cargo de Lilian Amaral.
A intenção é mostrar os resultados e a participação da população no patrimônio cultural do bairro do Bom Retiro, tendo como foco as relações interculturais e as dinâmicas locais.
Serviço:
Mostra de Processos e Registros Audiovisuais iD bairro SP#02 — Centro da Cultura Judaica, à Rua Oscar Freire, 2.500. Quando: até 25 de outubro: de terça a sábado, das 12h às 19h; domingo, das 11h às 19h. Ingresso gratuito. Informações, pelo telefone (11) 3065-4333.
Nenhum comentário:
Postar um comentário