O Chevrolet Volt, veículo híbrido da GM, já roda no Brasil. A montadora iniciou hoje, em São Paulo, uma expedição que vai levar cinco unidades do modelo a seis estados do país.
A montadora não planeja vender o carro no Brasil, mas quer divulgar a tecnologia. A passagem dos veículos será associada a uma programação de debates com professores e alunos, em universidades federais e estaduais.
O Volt é movido por dois motores elétricos, alimentados por uma bateria de íon-lítio, que entregam 150 cv de potência e 38 kgfm de torque. A velocidade máxima é de 160 km/h.
Uma carga completa permite rodar cerca de 65 km. A recarga é feita em tomadas comuns e varia de 4 horas (120 V) a 10 horas (240 V).
Divulgação | ||
Caso o motorista precise continuar rodando sem fazer uma recarga na rede elétrica, um motor a combustão funciona para recarregar a bateria. Cada tanque de gasolina leva o carro por mais 560 km.
Fabricado nos EUA, o Volt é vendido lá por US$ 41 mil. Isenções fiscais do governo permitem um desconto de até US$ 7.500.
O veículo também deve chegar a China. O "irmão" Ampera será vendido na Europa pelas divisões europeias da GM.
A Folha rodou com uma das unidades do Volt que participa da VoltXpedition. Leia a avaliação completa no caderno Veículos deste domingo.
Além de São Paulo, a VoltXpedition passará por São Caetano, São José dos Campos e Taubaté. No Rio Grande do Sul, estará em Porto Alegre, Osório e Gravataí. Os carros também passarão no Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Recife (PE).
Nenhum comentário:
Postar um comentário