Está virando rotina. O segundo semestre do ano entra no calendário e as montadoras vão preparando a atualização de sua linhas, antecipando o ano do modelos. Assim, no outono que estamos, por exemplo, os carros vendidos como ano/modelo 2011/2011 passam a ser chamados de 2011/2012.
Todas as que atuam no Brasil, cometem tal prática. De vez em quando, elas preparam pequenas atualizações, como o novo Ford Ka 2012 e o novo Volkswagen Polo. Ou, mudam o ano-modelo do produto, porém sem oferecer nada de diferente, como fez a Honda com o sedan compacto premium City e com a minivan Fit (leia mais no nosso Blog). Com isso, uma pergunta vem a cabeça: será que essa proposta ajuda, ou atrapalha o consumidor?
Segundo o analista de mercado, Vitor Meizikas, essa atividade é um apelo das fábricas para atrair os consumidores e aumentar o volume de vendas nessa época do ano. “Grande parte dos consumidores ainda acham que o melhor argumento de um automóvel é ele ser zero quilômetro. Vislumbrados pela grande variedade disponível no mercado, acabam deixando de lado aspectos importantes como a capacidade do pós-venda, versatilidade e a qualidade oferecida no modelo”, disse.
Ainda de acordo com Meizikas, dependendo da oportunidade de negócio, comprar um modelo com o ano anterior recém lançado, pode ser a melhor escolha. “Caso não haja alguma renovação no modelo escolhido, vale a pena aproveitar os descontos obtidos nos carros do ano anterior. Em alguns casos, consegue-se preços iguais ao mesmo modelo já usado”, conta.
Mesmo ciente e disposto a fazer a melhor compra, alguns cuidados sempre são necessários. Assim, o analista de mercado dá mais algumas dicas para você sair contente da concessionária. “Concentre-se no modelo escolhido, fazendo uma grande pesquisa de preço e, se ele leve em conta se ele tem boa aceitação no mercado de usados (a internet oferece vasto material para isso). Verifique as condições da disponibilidade de estoque. Quanto maior a disponibilidade, maior a possibilidade de se conseguir um bom desconto. E muito cuidado com as grandes promoções, ou excessiva facilidade de financiamento. Preço muito abaixo das demais marcas ou parcelamento de longo prazo "sem juros", pode significar que o modelo esta em fim de carreira”.
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