A fabricante de veículos Mazda anunciou, nesta sexta-feira (29), que sofreu perdas pelo terceiro trimestre consecutivo. De acordo com a companhia japonesa, a produção foi afetada pelo terremoto seguido de tsunami que devastou o nordeste do Japão no dia 11 de março. Por esse motivo, o fornecimento de veículos para os mercados japonês, europeu e norte-americano foi afetado. Por outro lado, a companhia diz que registrou vendas históricas em países como México, Austrália, Tailândia, Indonésia e Malásia.
De acordo com a Mazda, as perdas para o período entre abril e junho foram de US$ 328 milhões. O aumento do prejuízo foi notável, já que no mesmo período do ano passado as perdas foram de US$ 27 milhões. O resultado do trimestre foi pior do que os US$ 283,5 milhões previstos por analistas da consultoria FactSet. A Mazda, que fabrica os esportivos Miaja e RX-8, destacou que vendeu 281 mil veículos em todo o mundo no trimestre, queda de 11%.
Contudo, a fabricante com sede de Hiroshima manteve as projeções de que obterá ganhos no presente ano fical, que termina em março de 2012. A Mazda espera obter lucro líquido de US$ 12,8 bilhões, mesmo com queda de 6% das vendas em valores. Em unidades, ela espera vender neste ano cerca de 1,3 milhão de veículos, aumento de 2,6% ao ano. Grande parte deste aumento virá de um aumento de 14,5% em vendas na China.
Mazda no Brasil
Para expandir as vendas mundialmente, a Mazda pretende entrar no mercado brasileiro. A japonesa afirma que vai construir duas fábricas no México para a produção de motores e carros compactos. As plantas serão instaladas em Salamanca, ao norte da Cidade do México, e são frutos de uma aliança com a trading Sumitomo Corp. De acordo com o anúncio, a unidade fabril será responsável pelas linhas do subcompacto Mazda2 e do compacto Mazda3. Eles serão exportados para América Central e do Sul, sendo que 70% serão para o Brasil.
Para expandir as vendas mundialmente, a Mazda pretende entrar no mercado brasileiro. A japonesa afirma que vai construir duas fábricas no México para a produção de motores e carros compactos. As plantas serão instaladas em Salamanca, ao norte da Cidade do México, e são frutos de uma aliança com a trading Sumitomo Corp. De acordo com o anúncio, a unidade fabril será responsável pelas linhas do subcompacto Mazda2 e do compacto Mazda3. Eles serão exportados para América Central e do Sul, sendo que 70% serão para o Brasil.
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