terça-feira, 3 de maio de 2011

Geely é outra chinesa a erguer fábrica no Uruguai

A fabricante Geely está perto de ingressar no grupo de marcas chinesas com fábricas instaladas no Uruguai. Além dela, a Effa Motors, que produz os carros da Lifan, e a Chery já possuem unidades fabris no país vizinho. Para erguer suas instalações, a Geely pretende investir cerca de US$ 35 milhões, segundo informações divulgadas pela Associação del Comercio Automotor del Uruguay (ACAU), a instituição que reúne os distribuidores de automóveis locais. O anúncio oficial do aporte deve ocorrer em meados deste ano, com o início da operação previsto para o meio do ano que vem.


O objetivo da montadora é atingir volume de produção de 10 mil automóveis/ano a partir de 2012. Em uma primeira fase, os trabalhos se concentrarão na produção da linha de compactos LC-10 (foto) – atualmente vendida no mercado uruguaio – e de um utilitário-esportivo. Apesar da divulgação dos investimentos, o local exato do futuro complexo fabril ainda não foi confirmado. Um grupo investidor está avaliando a possibilidade de a fábrica ser erguida ao lado da planta da Nordex, na cidade de Colón. Trata-se da mesma empresa que produz o caminhão pequeno Bongo para a Kia Motors do Brasil.

A nova unidade da Geely terá capacidade para abrigar 300 funcionários. A marca é representada no país pelo grupo Fiancar. Atualmente, a Geely International possui cerca de 30 filiais espalhadas pelo mundo, com capacidade anual de produção de 300 mil veículos. O objetivo da empresa é de ampliar o volume de produção para 500 mil unidades/ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário