segunda-feira, 25 de abril de 2011

WMcCann completa um ano e números agradam

 

Washington Olivetto analisa o período e diz que agência, a quarta maior do Brasil, quer ser a Maria Sharapova da publicidade: grande e sexy

Esta quarta-feira, 20, marca o aniversário de um ano da fusão entre W/ e McCann Erickson, uma parceria entre agências bastante distintas, mas que já trouxe alguns resultados bastante mensuráveis.

“Eu acho que o que funcionou foi a complementaridade. Nós tínhamos tudo o que a McCann não tinha e eles eram tudo o que nós não tínhamos e queríamos ter. E essa percepção é geral no mercado, de acordo com pesquisas que acompanhamos”, diz Washington Olivetto, chairman da agência.


Sob o ponto de vista de negócios, a WMcCann fechou 2010 como a quarta maior agência do Brasil em compra de mídia, com um crescimento de quase 50%, de acordo com o ranking Ibope Monitor. Outro detalhe importante é que a agência foi a maior compradora de mídia digital do País no ano passado, à frente inclusive de agências especializadas. E existe um adendo, que Olivetto faz questão de lembrar: “Somos a maior agência no Rio de Janeiro e é importante nos estabelecermos em um mercado desses, por causa de Copa e Olimpíada”, comemora.
 
"Até agora, a parceria tem sido muito feliz e pretende ser ideologicamente aquilo o que as agências buscam o tempo inteiro: ser a agência das campanhas famosas. Queremos ser reconhecidos nas ruas"

Para efeito de comparação, o ano de 2009 fechou com a McCann fora do top ten da publicidade brasileira – a agência já havia liderado o ranking por muito tempo – e a W/ apenas em 43º lugar. Com esse comparativo, dá para dizer que o casamento revigorou os dois lados, que agora são um só em busca de grandes objetivos.

Para 2011, Olivetto tem em seu radar a busca da excelência criativa para os atuais clientes e a conquista de novos negócios em segmentos nos quais a WMcCann ainda não atua, como financeiro, alimentício (com exceção de Nestlé) e varejo.


Sob o ponto de vista criativo, diz, a WMcCann é uma das três agências mais destacadas da rede McCann Worldgroup, ao lado dos escritórios da Espanha e Índia. Olivetto, que faz parte de um board global criativo com seis pessoas, diz que seu objetivo é evoluir ainda mais nessa esfera.


“Na verdade, é uma busca de toda multinacional da publicidade. O trabalho criativo dos grandes grupos para os grandes anunciantes, em geral, não é absolutamente inovador e todos estão buscando isso. As peças de grande impacto têm sido aquelas para clientes pequenos, ou mesmo as que foram feitas apenas para festivais”, ressalta.


Segundo Olivetto, o caminho da WMcCann, e de toda a rede, é ser como a tenista russa Maria Sharapova: grande e sexy. “Não é uma meta fácil, mas nosso plano é atingir isso em 2013. E provavelmente isso vai ocorrer antes no Brasil, por conta da mistura que a W/ trouxe”, analisa.


“Até agora, a parceria tem sido muito feliz e pretende ser ideologicamente aquilo o que as agências buscam o tempo inteiro: ser a agência das campanhas famosas. Queremos ser reconhecidos nas ruas”, termina.

 

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