segunda-feira, 18 de abril de 2011

Nissan ataca com "engenheiro agredido"

A Nissan não para. Depois da polêmica campanha “Ouro de Tolo”, retirada do ar pela Ford na justiça e alvo de ação, a montadora japonesa lançou nesta quarta-feira, 14, uma campanha criada pela Lew'Lara\TBWA para apresentar sua linha 2012. O personagem principal dos três filmes é um engenheiro da Nissan que aparece enfaixado, engessado e cheio de hematomas por conta de uma suposta reação das marcas concorrentes aos novos modelos.

Carlos Murilo Moreno, diretor de marketing da Nissan, afirma que a campanha é uma brincadeira com o fato de sua montadora ser a primeira a lançar toda sua linha 2012 durante o primeiro semestre deste ano. “É uma inovação para o mercado. Avançamos do modelo 10/11 diretamente para o 11/12. Isso garante um carro mais atualizado e com menor desvalorização ao longo do tempo”, explica o executivo.
Os filmes serão veiculados em TV aberta, fechada e nos canais oficiais da marca na internet. No primeiro comercial da série, um engenheiro de olho roxo e braço engessado releva um Nissan Livina ano modelo 2012 e explica que se as demais montadoras já estavam nervosas com a marca, vão ficar ainda mais. No segundo filme, o mesmo engenheiro aparece ainda mais machucado; e no terceiro, por fim, todo imobilizado pelo gesso, ele demonstra medo ao apresentar as vantagens exclusivas oferecidas pelas concessionárias Nissan, como direção elétrica e ar condicionado de série; três anos de garantia e taxa de 0,99% em 24 meses.
A criação é de Toni Fernandes e Leonardo Claret, com direção criativa de Jaques Lew, Manir Fadel, Luciano Lincoln, Lucio Caramori e Clovis Marchetti. A produção é da Zulu Filmes, com direção de Claudio Cinelli. “Somos uma marca pequena e temos na criatividade e no bom humor a forma de sermos lembrados pelo consumidor”, conta Moreno. A marca alcançou em abril, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Automóveis (Anfavea), 2,02% de participação no mercado, contra 0,8% em maio do ano passado. A produção total em 2010 ficou em 35 mil automóveis, mas se considerado o ano fiscal da montadora, entre abril e março, a cifra chega a 41 mil.
Sobre o processo movido pela Ford, Moreno confirma que prestou depoimento nesta quarta-feira, dia 14, na 1ª Delegacia Regional de São José dos Pinhais, no Paraná. O executivo afirma que as autoridades apenas lhe pediram esclarecimentos sobre a motivação da campanha e em especial porque o modelo Ford Focus foi o escolhido como alvo da campanha em que funcionários da montadora norte-americana são retratados debochando dos compradores do modelo Focus num rap que tem como mote “O luxo todo é do dinheiro de vocês”.
Moreno afirma ter explicado às autoridades que a propaganda comparativa é regulamentada pelo Conar e que o Focus foi o modelo escolhido por ser um dos principais concorrentes do modelo Tiida. “Não há ação criminal, apenas averiguação. O juiz que analisar o caso é que vai decidir se há fundamento para uma ação criminal ou se arquiva o processo”, explicou ao M&M Online. No Youtube, onde o filme continua disponível, os acessos já superaram a marca de 700 mil. A Ford estaria tentando barrar essa veiculação.

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