A Toyota registrou vendas de 8,42 milhões de veículos em 2010, 30 mil a mais do que a General Motors Co., que vendeu cerca de 8,39 milhões de carros. A montadora japonesa se mantém em primeiro lugar no mundo em vendas desde 2008, quando ultrapassou a GM. A previsão de lucro para o ano fical que termina em 31 de março é de 550 bilhões de ienes (US$ 6,6 bilhões).Agora, a Toyota planeja vender cerca de 10 milhões de carros por ano até 2015, apesar de reconhecer que o rápido crescimento da indústria automobilística seja a responsável pelas campanhas de recall. O presidente da Toyota, Akio Toyoda, enfatizou que mais do que um valor númerico, ele não perderá de vista objetivos como controle de qualidade, satisfação dos clientes e lucros sólidos.Para tanto, a Toyota vai contar mais com vendas de mercados emergentes e lançará 10 novos modelos híbridos. Além disso, vai reduzir seu conselho de 27 para 11 membros até junho como forma de acelerar o processo de tomada de decisão. Toyoda afirmou que a companhia também vai eliminar um nível de administração, enquanto dá a cada região geográfica um papel maior. A intenção é fazer com que o grupo fique mais próximo de seus clientes depois que o recall de quase 20 milhões de carros desde 2009 atingiu sua reputação de qualidade."A partir de agora queremos criar uma base forte para geração de lucro... mesmo sob duras condições de dólar operando em média a 85 ienes e vendas de 7,5 milhões de unidades. Podemos ter uma margem operacional de 5% e um lucro operacional de cerca de 1 trilhão de ienes (US$ 12 bilhões)", disse Toyoda. "Isso significa que mesmo que nós formos atingidos por uma grande crise econômica de novo e as vendas caírem cerca de 20%, ainda poderemos obter lucro. Este é o ponto principal de nosso plano de crescimento sustentado", acrescentou."Os investidores estão buscando um plano um pouco mais específico", disse Yoshihiro Okumura, gestor na Chibagin Asset Management, citando a falta de prazos nos comentários do executivo. "Com a intensa competição nos mercados globais contra empresas como Hyundai e Volkswagen, não ficou claro qual é a estratégia específica da Toyota para se manter na liderança", acrescentou.Mercados emergentes e modelos híbridos
Toyoda, bisneto do fundador da Toyota, afirmou que o crescimento da companhia se dará baseado em dois pilares: mercados emergentes e carros ambientalmente corretos.
As vendas fora de mercados maduros vão representar metade das vendas da Toyota até 2015, ante 40% atualmente, acrescentou o executivo, ecoando estratégia de cortar a dependência de mercados desenvolvidos proferida em um novo plano da Renault divulgado no mês passado.Após ter dominado a tecnologia de veículos híbridos por mais de uma década com o Prius, a Toyota informou que vai lançar cerca de 10 modelos híbridos até 2015, além dos 14 modelos que já possui.
Toyoda, bisneto do fundador da Toyota, afirmou que o crescimento da companhia se dará baseado em dois pilares: mercados emergentes e carros ambientalmente corretos.
As vendas fora de mercados maduros vão representar metade das vendas da Toyota até 2015, ante 40% atualmente, acrescentou o executivo, ecoando estratégia de cortar a dependência de mercados desenvolvidos proferida em um novo plano da Renault divulgado no mês passado.Após ter dominado a tecnologia de veículos híbridos por mais de uma década com o Prius, a Toyota informou que vai lançar cerca de 10 modelos híbridos até 2015, além dos 14 modelos que já possui.
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