quarta-feira, 30 de março de 2011

Copa: 448 oportunidades para micro e pequenas

 

Estudo da FGV para o Sebrae Nacional mostra potencial de cidades-sede da competição

As áreas de construção civil, tecnologia da informação, turismo e produção associada ao turismo (atividades como gastronomia, artesanato, etc) vão gerar 448 oportunidades de negócios para pequenas empresas nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

A conclusão é do estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), encomendado pelo Sebrae Nacional, denominado “Mapa de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas”. O levantamento foi feito em nove setores mas, por enquanto, quatro tiveram um raio X das oportunidades. 

O mapeamento faz parte das ações previstas no Programa Sebrae na Copa de 2014, que tem investimentos até 2013 de R$ 79,3 milhões para destinação em consultoria, inovação e acesso a novos mercados. Das 448 oportunidades, 128 estão na construção civil, que oferece o maior número de atividades para as empresas, 117 estão na produção associada ao turismo, 105 na tecnologia da informação, e 98 no turismo.

De acordo com o presidente nacional do Sebrae, Luiz Barreto, as micro e pequenas empresas respondem por 20% da movimentação da economia e, na época da Copa, a previsão é de que essa movimentação alcance R$ 150  bilhões. Deste total, 20% ficarão a cargo das empresas de menor porte.

“A idéia é permitir que as empresas ocupem um maior espaço na economia, durante e depois da Copa. Hoje, 99% das empresas são micro e pequenas e respondem por 20% do PIB”, explicou Barreto.

Dentre as oportunidades apontadas pelo mapeamento, estão as agências de viagens emissoras de receptivo, empresas de terraplenagem, de uniformes, empresas de TI, internet, design, mobiliário, restaurantes e bares, entre outros. A meta é ainda capacitar 7,7 mil empreendimentos que tenham mais de dois anos de funcionamento e, por isso, listados na categoria de Avançados, nas 12 cidades-sede da Copa. Estas, por sua vez, serão multiplicadoras de outros empreendimentos.

Outras cidades, além das 12 que já receberão jogos da Copa, deverão ser incluídas posteriormente. O levantamento até o momento é nacional e, em uma segunda etapa, serão concentrados em cada estado que sediará a competição para identificar as aptidões locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário