Depois de mais de uma década vivendo fora do Brasil e distante do empresariado nacional, o brasileiro Eduardo Saverin, cofundador do Facebook, começa a se reaproximar do país.
Segundo a Folha apurou, o executivo já declarou a amigos próximos o interesse em viajar ao Brasil nos próximos meses em uma missão que vai além do turismo, como fez das últimas vezes -a última delas há dois anos.
Seu objetivo, segundo relatam esses amigos, é analisar negócios de empresas brasileiras iniciantes de tecnologia ("start-ups"), que atraem cada vez mais o interesse de fundos estrangeiros.
De acordo com executivos do setor, a intenção de Saverin é atuar como investidor-anjo, fornecendo capital para empresas com plano de negócio em estágio inicial, em que poderia investir até US$ 1 milhão. A análise porém, está apenas no início.
A tarefa de convencer Saverin a desembolsar seus dólares, porém, não será fácil. O brasileiro estuda minuciosamente o histórico dos administradores e o potencial de gestão das empresas candidatas a investimento.
No Brasil, Saverin busca projetos de internet que tenham perspectivas de negócio semelhantes às obtidas pela Vostu, empresa de jogos para Facebook e Orkut.
Criada pelo trio de empresários Daniel Kafie, Mario Schlosser e Josh Kushner --egressos do MBA de Harvard, mesma instituição onde Saverin cursou economia--, a Vostu conseguiu em dois anos conquistar cerca de 40 milhões de brasileiros.
No entanto, segundo amigos de Saverin, a Vostu não estaria nos planos de investimentos do brasileiro por estar capitalizada.
Saverin normalmente faz aportes diretos nas "start-ups", mas não raro encontra outros ex-empreendedores, como na Qwiki, onde é sócio de Jawed Karin, cofundador do YouTube que vendeu o portal ao Google em 2006.
O relacionamento, porém, não é exatamente próximo. "Ainda não tive chance de falar com ele diretamente", afirmou Karin à Folha, em entrevista por e-mail.
PERFIL
Paulistano, mas criado nos EUA, Saverin ganhou reconhecimento por ter criado, ao lado de Mark Zuckerberg, o Facebook ainda como estudante de economia na Universidade Harvard.
Após disputa judicial em 2005 sobre participação acionária com Zuckerberg -depois de ter sua parte reduzida de cerca de 35% para 5%-, passou a olhar o setor de tecnologia como investidor.
Depois de morar em Miami, Nova York e no Vale do Silício, está baseado em Cingapura, a partir de onde analisa negócios com companhias iniciantes.
Apesar das sucessivas tentativas de contato, Saverin não respondeu aos contatos feitos pela Folha.
RAIO-X DE EDUARDO SAVERIN
IDADE
29 anos
29 anos
NACIONALIDADE
Brasileiro, mas cresceu nos Estados Unidos
Brasileiro, mas cresceu nos Estados Unidos
FORMAÇÃO
Economia, em Harvard (2006)
Economia, em Harvard (2006)
PRINCIPAIS NEGÓCIOS
Petróleo, Facebook, Qwiki (ferramenta multimídia), Anideo (aplicações web) e Jumio (pagamento on-line)
Petróleo, Facebook, Qwiki (ferramenta multimídia), Anideo (aplicações web) e Jumio (pagamento on-line)
Nenhum comentário:
Postar um comentário