DPZ entra no plano de aquisições do Publicis Groupe
Holding francesa mantém negociações com duas agências de publicidade 100% brasileiras
A sede de aquisições do Publicis Groupe no mercado brasileiro continua em 2011. A holding francesa mantém negociações com duas agências brasileiras, sendo que uma delas é a DPZ.
Uma das principais grifes da história da publicidade brasileira, a DPZ é uma das poucas agências 100% nacionais e independentes a figurar entre as maiores do País. Após as associações com multinacionais da W/, de Washington Olivetto, e da Talent, de Julio Ribeiro, a DPZ é o mais emblemático exemplo de resistência da publicidade brasileira ao capital internacional.
A agência de Duailibi, Petit e Zaragoza chegou a se aproximar da japonesa Dentsu, com quem manteve uma joint venture por cinco anos — o que gerou a expectativa de que a gigante oriental fosse candidata preferencial a entrar na sociedade da brasileira. Entretanto, as partes se desentenderam e encerraram a parceria em 2009.
Constantemente assediada por grupos nacionais e multinacionais, como o WPP, a DPZ entrou nos planos de aquisições do Publicis Groupe, cujo caixa parece não se esgotar. No ano passado, a holding francesa foi a multinacional que mais investiu em compras no Brasil, arrematando 49% da Talent e da QG, 62% da AG2 e 5% da Taterka, além de aumentar sua fatia na Andreoli MSL Brasil para 51%. E também inaugurou no País um escritório da Razorfish.
A informação é da coluna Em Pauta, da edição 1.445 de Meio & Mensagem, que circula com data de 7 de fevereiro de 2011.
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