Campanha traz mote “Conversando é que a gente voa junto”; Classe C é alvo
A TAM abre o diálogo com o consumidor. Pelo menos é essa a proposta da nova campanha da companhia área que estreia neste domingo (25), no intervalo do "Domingão do Faustão", da TV Globo. Sob o mote “Conversando é que a gente voa junto”, a comunicação publicitária, criada pela Y&R, busca promover o diálogo com os diferentes perfis de públicos que a empresa atende e reforçar a marca para os novos consumidores. No ano passado, sete milhões de pessoas voaram pela primeira vez, segundo dados do Data Popular. Alcançar a classe C é uma das metas da TAM.
“Este ano a TAM quer dialogar mais, ouvir mais o consumidor, queremos muito dialogar com esse novo público. E diálogo implica em ter uma escuta muito mais ativa. Por isso, também estamos ampliando a equipe que cuida de mediação de redes sociais”, afirmou Cláudia Sender, vice-presidente comercial e de marketing da TAM. Segundo ela, a média de tempo para respostas aos consumidores no Twitter e no Facebook é de duas horas. A executiva acrescentou que a campanha fica no ar ao longo do ano e que o foco é ter uma estratégia forte de linearidade.
De acordo com a vp da TAM, a estimativa para o crescimento do mercado de aviação é de 8% a 10%, apoiado principalmente na expansão da nova classe média. O primeiro comercial traz depoimentos dos próprios funcionários da TAM. “A gente enxerga dentro da campanha uma desmistificação do que é voar”, disse Cláudia.
Quem sai de cena da comunicação da TAM é a cantora Ivete Sangalo, depois de um ano e meio como garota-propaganda da marca. “A Ivete foi muito importante para inaugurar a TAM no varejo. Antes dela, a nova classe média não considerava a TAM como opção. Tivemos resultados muito positivos. Tanto que começamos a mensurar os novos entrantes. Mas acho muito importante para a marca ter uma propriedade para dialogar com o público do que manter a marca vinculada a uma celebridade”, explicou Manoela Amaro, diretora de marketing da TAM.
A campanha multimídia, com força maior neste primeiro momento em TV e internet, também terá desdobramentos na mídia impressa, rádio e mídias alternativas. No YouTube, por exemplo, os consumidores poderão postar vídeos sobre suas experiências com a TAM.
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