Montadora faz parceria com Vevo para trazer lançamentos de artistas pop ao Brasil
Nada como combinar música e mídias sociais para atrair milhares de pessoas ao redor de sua marca. Foi o que fez a Citröen, que durante este ano será a porta de entrada para os lançamentos mundiais de artistas como Lady Gaga, David Guetta e Madonna no Brasil.
A montadora francesa firmou, no início deste ano, parceria com o Vevo, provedor online de música e entretenimento que será lançado nos próximos meses no país. Mundialmente, o provedor - das gravadoras Sony Music Entertainment, Universal Music e Abu Dhabi Media - registra mais de dois bilhões de acessos em vídeos por mês. Seu escritório de vendas já está em funcionamento no país, mas o lançamento oficial do domínio em português ocorrerá no final do primeiro semestre.
Com a parceria, os fãs da montadora no Facebook e seus seguidores no Twitter terão première de vídeos inéditos de artistas como Rihanna, Beyoncé, Katy Perry, 50 Cent, Bon Jovi, entre outros. A parceria prevê, pelo menos, um lançamento a cada mês. Na última semana, ela divulgou o videoclipe “Part of me”, de Kate Perry. Em janeiro e fevereiro foram apresentados “Charlie Brown”, do Coldplay, e “Girls gone wild”, de Madonna. “A Vevo é a maior plataforma de música do mundo. A ideia foi associar nossa marca a conteúdo de música e vídeo”, explica Nivea Ferradosa, diretora de marketing da Citroën.
De acordo com dados da ComScore, consultoria para o ambiente online, a Vevo já representa 60% da audiência do YouTube no Brasil. Só em fevereiro, a audiência do canal superou 200 milhões de views no país. A montadora também patrocina videoclipes de artistas conhecidos, como o recém-lançado “Never let me go”, da banda britânica Florence + The Machine. O festival Loolapalooza, que acontece entre os dias 7 e 8 de abril, também será usado para a montadora estreitar a ligação com o universo musical.
Além de trazer valor para a marca, a rentabilidade da estratégia é alta, aponta Nilson Moura, diretor de mídia da Media Contacs, responsável pela estratégia. Segundo ele, os anúncios publicitários de 15 e 30 segundos exibidos antes de cada vídeo tiveram 7,652 milhões de impactos ou views no último mês e 408 mil cliques nos banners. “Temos taxa de CTR, onde avaliamos retorno da peça, de 5%. A média é de 0,20%”, compara. Mas o intuito da ação não é apenas gerar conteúdo para os fãs da Citröen. Para o lançamento do DSC3, que chega às concessionárias em junho para concorrer com o Mini Cooper da BMW, a plataforma será explorada na loja-conceito da montadora na Oscar Freire, em São Paulo.
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