No ano passado, 12,5 mil unidades comerciais foram lançadas na Região Metropolitana de São Paulo, a maior marca desde 1985, segundo a Embraesp
O setor imobiliário encerrou o ano passado batendo recorde de lançamentos comerciais na Região Metropolitana de São Paulo. Em 2011, foram realizados 59 lançamentos, que corresponderam a 12,5 mil unidades ou 1,2 milhão de metros quadrados. Essas são as maiores marcas para o segmento comercial desde 1985, aponta levantamento da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp).
No ano passado, o Valor Geral de Vendas dos lançamentos somou quase R$ 30 bilhões entre imóveis comerciais (R$ 5 bilhões) e residenciais (R$ 24 ,5 bilhões). A cifra é comparável ao PIB de alguns países, diz o diretor da consultoria, Luiz Paulo Pompéia.
"O segmento comercial nunca esteve tão bem", afirma. Ele observa que em 2010, os números do segmento comercial foram robustos, mas ficaram abaixo dos de 2011.
Pompéia atribui esse resultado à percepção dos empresários. "Eles detectaram uma demanda não atendida por escritórios." Além do forte crescimento, houve descentralização dos novos empreendimentos, que foram lançados fora dos tradicionais polos comerciais, como Paulista e Faria Lima. Pompéia diz que essa mudança ocorreu por causa do trânsito da cidade, que faz com que as pessoas optem por trabalhar perto de casa.
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