Marca de scotch whisky foca público jovem e cria Ice Pack para incentivar o consumo em baladas em casa, churrascos, na praia e pool parties
Geralmente atrelado a um público mais maduro, o uísque tem conquistado o gosto dos jovens. Numa aposta nesta tendência e no crescimento da categoria no Brasil – o mercado de uísque escocês importado é estimado em mais de 2,5 milhões de caixas por ano –, a Brown-Forman relança no País a marca de scotch whisky Cutty Sark com uma estratégia voltada para os consumidores na faixa entre 20 e 25 anos.
O carro-chefe da ação é o lançamento do Ice Pack, embalagem especial que vira balde de gelo e inclui dois copos. A nova apresentação, criada pela Brown-Forman e desenvolvida pela Indústria de Embalagens Santa Inês, visa estimular o consumo do produto em ocasiões como baladas em casa, churrascos, na praia e pool parties. A expectativa em relação ao sucesso da embalagem é tão grande que ela será adotada em Portugal, Grécia e Espanha, países que estão dentre os quatro de maior volume de venda do ranking global da marca.
“Muitas marcas mantém uma postura mais séria e tradicional, mesmo ao patrocinar eventos focados no consumidor de 20 a25 anos. Ao invés de somente participar destes eventos, vamos executar ações que fazem parte da realidade deste consumidor. O Ice Pack entra com esta estratégia. Vamos incentivar o consumo moderado e em momentos onde eles não precisam necessariamente sair de casa”, conta Dante Grassi, gerente de scotch whiskeys da Brown-Forman.
O carro-chefe da ação é o lançamento do Ice Pack, embalagem especial que vira balde de gelo e inclui dois copos. A nova apresentação, criada pela Brown-Forman e desenvolvida pela Indústria de Embalagens Santa Inês, visa estimular o consumo do produto em ocasiões como baladas em casa, churrascos, na praia e pool parties. A expectativa em relação ao sucesso da embalagem é tão grande que ela será adotada em Portugal, Grécia e Espanha, países que estão dentre os quatro de maior volume de venda do ranking global da marca.
“Muitas marcas mantém uma postura mais séria e tradicional, mesmo ao patrocinar eventos focados no consumidor de 20 a25 anos. Ao invés de somente participar destes eventos, vamos executar ações que fazem parte da realidade deste consumidor. O Ice Pack entra com esta estratégia. Vamos incentivar o consumo moderado e em momentos onde eles não precisam necessariamente sair de casa”, conta Dante Grassi, gerente de scotch whiskeys da Brown-Forman.
A principal plataforma de interação da marca com o público será a fanpage no Facebook (www.facebook.com.br/cuttysark), que entra no ar nesta segunda-feira, 6. Nela serão oferecidas informações sobre rotas de verão, formas de degustação do Cutty Sark (bebido como vodka, com a garrafa direta no gelo ou no freezer, por exemplo), promoções e fotos de utilização do Ice Pack, dentre outras iniciativas. A agência de publicidade responsável pelo lançamento é a Hagua, de Recife.
A Brown Forman, dona do uísque Jack Daniel´s e da vodca Finlandia, dentre outras marcas, começou a distribuir Cutty Sark no Brasil em janeiro de 2011. Antes disso ela foi trabalhada por Interfood e Campari. “O que acontecia é que ela apenas fazia parte de portfólio das empresas que a distribuíam, e não recebia qualquer investimento para posicionamento de imagem, por isso a Brown-Forman está realizando o relançamento de Cutty Sark no Brasil, tendo em vista o potencial dela no mercado brasileiro”, pontua Grassi.
A Brown Forman, dona do uísque Jack Daniel´s e da vodca Finlandia, dentre outras marcas, começou a distribuir Cutty Sark no Brasil em janeiro de 2011. Antes disso ela foi trabalhada por Interfood e Campari. “O que acontecia é que ela apenas fazia parte de portfólio das empresas que a distribuíam, e não recebia qualquer investimento para posicionamento de imagem, por isso a Brown-Forman está realizando o relançamento de Cutty Sark no Brasil, tendo em vista o potencial dela no mercado brasileiro”, pontua Grassi.
+ Dante Grassi, gerente de scotch whiskeys da Brown-Forman: “Esperamos ser o whisky favorito entre o consumidor de 20 a 25 anos" Crédito: Divulgação
Distribuição e portfólio
Inicialmente a companhia não espera um resultado expressivo em termos de vendas do Ice Pack (a projeção é de vender 10 mil unidades). O objetivo é testar e aceitação no mercado e iniciar a comunicação e aproximação com o publico. Já para 2012 a meta é ampliar a produção do pack. “Esperamos ser o whisky favorito entre o consumidor de 20 a 25 anos, e queremos estar entre as cinco marcas mais vendidas do mercado brasileiro até 2020”, diz o gerente, sem divulgar números.
Com o relançamento da marca, a empresa espera aumentar a distribuição do produto nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Pernambuco, onde já está presente, e atingir todo o País em cinco anos. Já em 2014 terá início o trabalho de expansão do portfólio da marca com o lançamento do Cutty Sark 12 anos. Em 2017 será a vez da chegada do Cutty Sark 18 anos. O investimento na iniciativa não foi divulgado.
O Brasil representa atualmente menos de 1% do negócio da marca no mundo, e é o décimo país do ranking de vendas globais. Mas a meta é se tornar um dos quatro maiores mercados nos próximos cinco anos. Os maiores centros de venda de Cutty Sark são Grécia (com 14% de participação), Portugal e Japão (13% cada um), Turquia (10%) Estados Unidos e Espanha (8%).
Inicialmente a companhia não espera um resultado expressivo em termos de vendas do Ice Pack (a projeção é de vender 10 mil unidades). O objetivo é testar e aceitação no mercado e iniciar a comunicação e aproximação com o publico. Já para 2012 a meta é ampliar a produção do pack. “Esperamos ser o whisky favorito entre o consumidor de 20 a 25 anos, e queremos estar entre as cinco marcas mais vendidas do mercado brasileiro até 2020”, diz o gerente, sem divulgar números.
Com o relançamento da marca, a empresa espera aumentar a distribuição do produto nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Pernambuco, onde já está presente, e atingir todo o País em cinco anos. Já em 2014 terá início o trabalho de expansão do portfólio da marca com o lançamento do Cutty Sark 12 anos. Em 2017 será a vez da chegada do Cutty Sark 18 anos. O investimento na iniciativa não foi divulgado.
O Brasil representa atualmente menos de 1% do negócio da marca no mundo, e é o décimo país do ranking de vendas globais. Mas a meta é se tornar um dos quatro maiores mercados nos próximos cinco anos. Os maiores centros de venda de Cutty Sark são Grécia (com 14% de participação), Portugal e Japão (13% cada um), Turquia (10%) Estados Unidos e Espanha (8%).
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