segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Pressão de amigos é maior causa de acidentes com jovens no trânsito

Um estudo capitaneado pelo Hospital de Crianças e Adolescentes da Philadelphia comprovou que a maior parte dos acidentes de trânsito com jovens ao volante foi causado por pressão dos semelhantes, ou seja, de amigos ou namorados. Nos EUA os adolescentes podem tirar sua habilitação já aos 16 anos e não apenas com 18.


A pesquisa entrevistou 198 adolescentes e descobriu que aqueles que costumavam estar com mais amigos dentro do carro, foram apelidados de "caçadores de emoção". Os mesmos jovens disseram que não queriam seus pais estipulando regras ou vigiando-os durante suas indas e vindas. Em compensação, eles estavam mais propensos a não perceber os riscos associados com direção como um todo.

Uma segunda parte do estudo analisou informações armazenadas de 677 adolescentes que estiveram envolvidos em graves acidentes enquanto estavam dirigindo. Ficou provado que jovens do sexo masculino ou feminino estão propensos a mesma carga de distração logo antes do acidente.

71% dos jovens do sexo masculino disseram que eles foram distraídos por seus passageiros, enquanto apenas 47% das meninas admitiram o mesmo motivo. Os dados também provaram que adolescentes do sexo masculino com passageiros estão seis vezes mais propensos a fazerem manobras ilegais e duas vezes a guiar de maneira agressiva antes de se acidentar, se comparado a seus equivalentes quando estão dirigindo sozinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário