terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Verão amplia leque de ações promocionais

Marcas aproveitam a estação para abordar o consumidor em seu momento de lazer


Verão, férias, praia, sol... Todos esses elementos são propícios às marcas na hora de abordar os consumidores, por vários aspectos. Um deles é que as pessoas estão em um momento de descontração e, por consequência, mais suscetíveis a abordagens. Outro aspecto positivo é a própria geografia do país, cujo extenso litoral proporciona ações variadas e para todos os públicos.

Presidente da b!ferraz, José Boralli afirma que o verão entrega para as pessoas uma maior abertura para essa troca de experiências. “O mais importante é que as marcas entenderam como elas podem entrar de maneira relevante no cotidiano do consumidor, fazendo um engajamento eficiente e entregando algo marcante. Não existe mais essa de ‘invadir a areia’ e brigar pela atenção das pessoas no meio de picolés e algodão-doce. É preciso ter uma logística inteligente”, diz.


O executivo aponta justamente essa inteligência como o diferencial de sua agência quando o assunto são ações sazonais. “É possível abordar o consumidor, nesse momento, inclusive em uma metrópole como São Paulo, longe do ambiente da praia, pois no verão, não importa onde estão, as pessoas possuem hábitos diferentes. Elas saem a pé para jantar, caminham durante a noite com mais tranquilidade e, por consequência, acabam consumindo com mais intensidade”.


Celio Ashcar Junior, sócio-diretor da Mix Brand Experience, diz que um projeto de verão, para ser eficiente, tem que estar adequado ao público, praça e mensagem a ser percebida. “Normalmente, no verão, as pessoas estão em clima de férias e felicidade do começo de um novo ano. Precisamos aproveitar este estado de espírito do público para impactar com experiências diferenciadas”, ressalta, completando que o “DNA Brand Experience” da Mix, utilizado em todas as ações, propicia essa abordagem de forma correta. “É importante que o público-alvo não apenas enxergue a marca, e sim vivencie a ação através de uma experiência”.


Quem também destaca a importância da estação para as marcas é o diretor geral de mercado do Grupo RBS, Felipe Goron. A companhia, cuja força maior de atuação se concentra nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, promove pelo sexto ano o Floripa Team, realizado pelo Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau. “Esse ano nós temos patrocínio de Coppertone, Hyundai e Doritos. E é um evento que proporciona serviços de alto padrão e entretenimento à beira mar, como festas, empréstimos de kits de praia, esportes, gastronomia, atividades que promovam o bem-estar e shows nas principais praias da capital catarinense. As pessoas que frequentam os espaços, e que cada vez mais buscam por atrações legais e diferenciadas, sabem que quem proporciona todo esse comodismo a elas são os patrocinadores”, destaca, acrescentando que, para a RBS, o retorno se dá em três pilares: “comercial; relacionamento direto com o público, onde podemos passar uma percepção diferente de nossas marcas; e institucional”.


Um dos maiores especialistas do país no que se diz respeito a ações promocionais e de entretenimento no inverno, Fabio Fronterotta, presidente da Front360 Comunicação Total, é dono da agência que talvez seja a que mais realiza trabalho em Campos do Jordão, durante os meses de junho e julho. Porém, a mesma dedicação o profissional tem para o verão, onde escolheu o balneário paulista do Guarujá, no litoral sul, como palco principal para seus clientes. Para o executivo, se o inverno proporciona aos clientes uma concorrência menor – afinal, Campos do Jordão concentra a maioria das ações específica para a estação no país – , o verão tem também suas vantagens. “As pessoas vão mais cedo para as ruas, principalmente nas praias, e também voltam para casa mais tarde. Também podemos fazer abordagens ligadas à prática de esportes, que tem tudo a ver com o verão”.


Porém, há o outro lado da moeda. Do mesmo modo que os consumidores estão mais descontraídos no verão, é preciso cuidado para não ser invasivo, pois ninguém quer ser incomodado em sua hora de lazer. “Existe uma linha tênue entre o bacana e o chato, e temos que tomar cuidado para respeitar o espaço de cada um”, alerta Fernando Melo, diretor de atendimento da Bullet. Ele diz que nessa época do ano as pessoas são “bombardeadas” por ações a todo instante, e por isso a necessidade de inovação é maior. “É preciso se diferenciar dentro desse cenário, fortemente competitivo”.


Segundo o executivo, a Bullet tem procurado tratar as ações de verão de forma mais pontual, integrando-as em plataformas maiores de ativações ou eventos. “Doritos, por exemplo, está dentro de um plataforma jovem, que alia música e entretenimento ao produto. Temos, sim, ações pontuais, se houver necessidade. Porém, não faz mais sentido que isso seja desconectado com o resto da estratégia. Temos que aproveitar a sazonalidade sem esquecer do longo prazo”, ressalta. Boralli, da b!ferraz, também compartilha desse pensamento. “Nós trabalhamos cada vez mais procurando estabelecer uma relação mais forte e longínqua com o cliente. Mesmo que muitas ações de verão sejam pontuais, não quer dizer que o conceito não possa ser aproveitado no inverno”.


Trabalhos

Além das tradicionais ações de praia, o Carnaval é outra data muito visada no verão, e não só pelas cervejarias, que realmente sempre aparecem com mais destaque nessa época do ano. Bullet e b!ferraz são duas das empresas que estão com projetos visando o Carnaval de Salvador – a Bullet, para uma grande empresa da internet, cujo nome ainda não pode ser revelado. E a b!ferraz para o Terra, um de seus grandes clientes e que há anos é um dos nomes mais fortes da festa baiana. Voltando ao ambiente da praia, a b! está lançando para a incorporadora Kara José um empreendimento de alto padrão em Angra dos Reis, Rio de Janeiro, onde, em vez de um estande de vendas, foi criado um beach club inspirado nos moldes dos que existem em St. Tropez, o elegante balneário francês.


Já a Mix Brand Experience criou o Ray-Ban Sessions on The Road, resultado do Projeto Ray-Ban Studio, que envolveu a criação de um site especializado em rock alternativo e a gravação de clipes (Ray-Ban Couch Sessions). Nessa proposta, bandas brasileiras que se destacam no circuito rock and roll underground gravaram clipes usando como palco um sofá em estilo vintage. A proposta foi além e a partir daí surgiu o “Sessions on The Road”, onde, sob a mesma experiência do clipe, as bandas pegam “a estrada”, dentro de uma Kombi 75 e apresentam pockets shows em cinco cidades: Rio de Janeiro, Maresias, Florianópolis e Salvador, na praia, e em São Paulo.


A Front360 está por trás de toda a organização do Casa Grande Boulevard Mall, em sua 17ª edição (a sétima sob a batuta da agência de Fabio Fronterotta), e que hoje é o maior centro de moda, entretenimento, gastronomia e lazer do litoral paulista. Anexo ao luxuoso Casa Grande Hotel Resort, tem como patrocinadores o Banco do Brasil, Semp Toshiba, Souza Cruz, Budweiser, Renault e Gafisa – todos com seus espaços de entretenimento e atrações diferenciadas para os visitantes, durante as sextas, sábados e domingos de janeiro e fevereiro.


A agência também promoveu na cidade eventos como o Skol Verão Show, cujas grandes atrações, em uma arena para 15 mil pessoas, foram os shows de Ivete Sangalo e do fenômeno do momento, Michel Teló, no último dia 7 de janeiro. Promove ainda, no próximo sábado (21), a La Frutta Corrida pelo Planeta, evento proprietário criado para a Nestlé, em sua segunda edição – no ano passado, a marca utilizada pela companhia para dar o nome à atração foi Molico.


por Daniel Milani Dotoli

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