Após ser notificada pelo Procon-SP, a operadora NET confirmou nesta semana que vai reembolsar seus clientes afetados pela falha em seu serviço de Internet Virtua na última quinta-feira, 12/1. A queda durou algumas horas e a situação foi normalizada entre as 23h e meia noite do dia 12, segundo a operadora, que classificou o problema como uma “ocorrência técnica” em seu perfil no Twitter.
De acordo com a assessoria da NET, a empresa tem conhecimento de quais os usuários que foram afetados pela interrupção no serviço e o reembolso será feito na próxima fatura mensal. Caso não tenha havido a prestação adequada dos serviços pela NET, o consumidor prejudicado pode pedir o abatimento na conta do valor proporcional ao tempo de queda/interrupção da rede fornecida pela empresa, explica o diretor de fiscalização do Procon-SP, Renan Ferraciolli.
Além disso, a NET precisa dar mais explicações sobre o problema ao Procon-SP, que pediu esclarecimentos sobre “a gama de serviços e quantidade de usuários afetados pela pane bem como o período de duração do evento em cada um deles, discriminados por categoria e região; prazo estimado para solução definitiva do problema e restabelecimento integral dos serviços a todos os seus usuários; providências e procedimentos já adotados ou em andamento para a solução do problema e a forma com a qual as informações foram passadas ao consumidor”.
De acordo com o Procon-SP, se ficarem provadas as irregularidades a NET poderá ser multada em um valor entre 400 reais e 6 milhões de reais - o valor da multa é calculado com base no porte econômico da empresa e na gravidade da infração cometida. Outras empresas já tiveram de pagar o valor total de 6 milhões de reais anteriormente.
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