Às vésperas de sua segunda edição no Rio de Janeiro - neste sábado, com José Aldo e Vitor Belfort nas lutas principais -, o UFC tem alguns números poucos conhecidos dos fãs que acompanham o esporte, que explodiu no Brasil em 2011. A estrutura que está sendo montada na Arena HSBC – equipamentos de som, luz e telões – pesa cerca de cinco toneladas e chegou ao país em carga marítima. Entre os lutadores - no total, cerca de 300 com contrato assinado -, os brasileiros são o segundo maior grupo. A seguir, cinco curiosidades numéricas sobre o UFC:
Estrutura pesada
O material usado para montar o octógono chegou ao Brasil por carga marítima, e é o mesmo usado nos eventos em outros países, como Estados Unidos e Inglaterra. Segundo a IMX, empresa que produz o UFC no Brasil, são mais de cinco toneladas de equipamentos: aproximadamente três toneladas de aparelhos de som, quatro telões de alta definição e luzes.
Ligados pela TV
Além de patrocinadores e venda de ingressos, uma das maiores rendas do UFC são os pacotes de pay-per-view. Segundo a assessoria do canal fechado que transmite o UFC no Brasil, existem 174.353 assinantes, e esse número aumenta exorbitantemente quando algum brasileiro faz a principal luta da noite. Comprar uma noite do evento custa cerca de 40 reais.
Salários generosos
O brasileiro Anderson Silva é dono de um dos maiores salários do UFC: somando patrocínios e bolsas, o valor chega perto de 800.000 dólares por luta. Alguns atletas ainda embolsam um dinheiro extra com prêmios, como "nocaute da noite" ou "finalização da noite". Júnior Cigano, campeão dos pesados após vencer Cain Velasquez, recebeu 220.000 dólares, incluindo 110.000 dólares de bônus pela vitória.
Exército de brasileiros
Maior evento de Artes Marciais Mistas (MMA) do mundo, o UFC tem contrato assinado com cerca de trezentos lutadores. O país com mais representantes: Estados Unidos (o Brasile é o segundo). Com a constante entrada de lutadores brasileiros na franquia, os assessores do UFC ainda não têm um número fechado de quantos estão no evento.
Ingressos salgados
Os cerca de 15.000 ingressos para o primeiro UFC Rio, em agosto de 2011, acabaram em 74 minutos. Os preços para segunda edição continuaram variando entre 275 e 1.600 reais, mas desta vez a venda não foi tão rápida: ainda é possível comprar ingressos para a luta deste sábado.
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