Ogilvy é o principal destaque, com alta de 66% nos investimentos em mídia administrados no ano passado
A excelente performance da Ogilvy, com alta de 65,7% na verba de mídia administrada no ano passado em relação ao exercício anterior é o principal destaque no ranking de agências do Ibope Monitor, que fechou na semana passada os números de 2011. O crescimento da Ogilvy explica-se principalmente pelo fato da agência ter concentrado o atendimento a 100% da verba de mídia da Claro, dividida até 2010 com a AlmapBBDO e a F/Nazca S&S.
Entre as 25 primeiras do ranking de 2011, também merecem menção os desempenhos de Taterka, com crescimento de 64,3%; Giovanni+DraftFCB, com avanço de 45,9%; e Multi Solution, com alta de 58,9%, graças ao maior investimento da Cervejaria Petropolis, que aumentou em 66,5% sua presença na mídia, mas, por outro lado, abriu concorrência no início de 2012 e pode trocar de agência em breve.
Entre os anunciantes, também cresceram muito acima da média: Hewlett Packard (183,5%); Reckitt Benckiser (42,1%); Volkswagen (40,8%); Banco do Brasil (35,5%); Claro (33,8%); Procter & Gamble (33,5%) e Unilever (35,2%). Na ponta oposta, os únicos dois entre os 25 primeiros que investiram menos em 2011 do que em 2010 foram Hyundai Caoa (-17%) e Bradesco (-2,3%).
Os números do Monitor Evolution, do Ibope, consideram 39 praças e nove meios (TV aberta, jornal, revista, TV por assinatura, internet, rádio, cinema, mobiliário urbano e outdoor). Os rankings não levam em conta os descontos normalmente negociados entre as partes, computando os valores expressos nas tabelas dos veículos – o que causa uma grande distorção nos números absolutos de investimentos de anunciantes e agências, muito acima da realidade. Além disso, o instituto tem por critério valorar todo e qualquer espaço ocupado, seja ele gratuito ou não.
Confira, a seguir, o desempenho das 25 maiores agências e dos 25 maiores anunciantes do País em 2011
Entre as 25 primeiras do ranking de 2011, também merecem menção os desempenhos de Taterka, com crescimento de 64,3%; Giovanni+DraftFCB, com avanço de 45,9%; e Multi Solution, com alta de 58,9%, graças ao maior investimento da Cervejaria Petropolis, que aumentou em 66,5% sua presença na mídia, mas, por outro lado, abriu concorrência no início de 2012 e pode trocar de agência em breve.
Entre os anunciantes, também cresceram muito acima da média: Hewlett Packard (183,5%); Reckitt Benckiser (42,1%); Volkswagen (40,8%); Banco do Brasil (35,5%); Claro (33,8%); Procter & Gamble (33,5%) e Unilever (35,2%). Na ponta oposta, os únicos dois entre os 25 primeiros que investiram menos em 2011 do que em 2010 foram Hyundai Caoa (-17%) e Bradesco (-2,3%).
Os números do Monitor Evolution, do Ibope, consideram 39 praças e nove meios (TV aberta, jornal, revista, TV por assinatura, internet, rádio, cinema, mobiliário urbano e outdoor). Os rankings não levam em conta os descontos normalmente negociados entre as partes, computando os valores expressos nas tabelas dos veículos – o que causa uma grande distorção nos números absolutos de investimentos de anunciantes e agências, muito acima da realidade. Além disso, o instituto tem por critério valorar todo e qualquer espaço ocupado, seja ele gratuito ou não.
Confira, a seguir, o desempenho das 25 maiores agências e dos 25 maiores anunciantes do País em 2011
Agências | Compra de mídia* | Variação 2010/2011 | |
1º | Y&R | 6.166.240 | 20,0% |
2º | AlmapBBDO | 2.784.773 | 33,7% |
3º | Ogilvy | 2.630.036 | 65,7% |
4º | JWT | 2.359.939 | 13,4% |
5º | WMcCann | 2.284.656 | 17,0% |
6º | Euro RSCG | 2.245.958 | 31,5% |
7º | BorghiErh/Lowe | 1.943.703 | 14,4% |
8º | Africa | 1.811.320 | 7,9% |
9º | Neogama/BBH | 1.791.391 | 12,6% |
10º | Publicis** | 1.768.703 | 14,6% |
11º | Giovanni+DraftFCB | 1.733.882 | 45,9% |
12º | Z+ | 1.685.649 | 1,8% |
13º | F/Nazca S&S | 1.634.957 | 15,0% |
14º | DM9DDB | 1.579.892 | -0,1% |
15º | Multi Solution | 1.249.330 | 58,9% |
16º | PPR | 1.235.994 | 18,6% |
17º | Talent | 1.211.968 | 23,3% |
18º | Leo Burnett Tailor Made | 1.181.765 | 0,5% |
19º | Loducca | 1.116.814 | 27,1% |
20º | Artplan | 984.568 | 7,8% |
21º | DPZ | 937.610 | 24,9% |
22º | Fischer&Friends | 931.799 | -21,2% |
23º | Lew'Lara\TBWA | 892.846 | 11,4% |
24º | 141 Soho Square | 883.415 | 9,3% |
25º | Taterka | 840.234 | 64,3% |
*Valores em R$ mil
**Soma de Publicis Brasil, Salles Chemistri e Publicis Red Lion
Anunciantes | Compra de mídia * | Variação 2010/2011 | |
1º | Casas Bahia | 3.371.015 | 8,9% |
2º | Unilever | 2.609.250 | 35,2% |
3º | Ambev | 1.314.751 | 5,9% |
4º | Reckitt Benckiser | 1.179.321 | 42,1% |
5º | Hyundai Caoa | 1.098.751 | -17,0% |
6º | Cervejaria Petropolis | 1.097.790 | 66,5% |
7º | Caixa | 1.092.777 | 11,4% |
8º | Volkswagen | 989.681 | 40,8% |
9º | Procter & Gamble | 979.939 | 33,5% |
10º | Fiat | 956.683 | 9,1% |
11º | Bradesco | 905.062 | -2,3% |
12º | Petrobras | 796.154 | 20,0% |
13º | Vivo | 760.091 | 29,0% |
14º | General Motors | 750.053 | 23,5% |
15º | Grupo Pão de Açúcar | 741.967 | 14,2% |
16º | Hewlett Packard | 682.785 | 183,5% |
17º | Peugeot Citroen | 680.116 | 25,9% |
18º | TIM | 679.376 | 19,9% |
19º | Coca-Cola | 678.793 | 17,9% |
20º | Ford | 678.420 | 8,2% |
21º | Itau | 624.873 | 8,1% |
22º | Colgate Palmolive | 624.153 | 10,2% |
23º | Banco do Brasil | 587.519 | 35,5% |
24º | Claro | 537.988 | 33,8% |
25º | Hypermarcas | 529.366 | 0,5% |
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