Honda apresenta a versão 2012 do modelo, que completa 20 anos
Pode não parecer, mas a Honda CBR 1000RR Fireblade já tem 20 anos. O lançamento da moto, em 1992, criou o conceito ‘superbike’, que redefiniu a esportividade dos veículos de duas rodas. Agora, a versão 2012 da Fireblade chega ao mercado japonês com mudanças na carenagem, no conjunto ótico e na suspensão dianteira. A moto ganhou na aerodinâmica e manteve a filosofia da Honda de fazer veículos de duas rodas não tão potentes, mas bastante leves.
A nova Fireblade resgata algumas características de suas antecessoras. As linhas horizontais, perdidas no modelo de 2008, retornam dando uma sensação maior de velocidade e dinamismo. Presente desde o início nas Fireblades, a distribuição homogênea de peso entre dianteira e traseira permanece no modelo 2012. A suspensão traseira também não mudou – continua o monoamortecedor da marca Showa. O motor, embora tenha sofrido algumas alterações, é o mesmo. Um quatro cilindros em linha, com 999 cc, capaz de gerar 178 cv a 12 mil rpm e torque máximo de 11,4 kgfm a 8.500 rpm. A diferença no propulsor é o novo mapeamento da injeção de combustível, que permite melhor controle do motor em baixas e médias rotações.
Os faróis e a parte frontal da carenagem melhoraram a aerodinâmica da moto. A suspensão dianteira agora conta com um Big Piston Fork – garfo de 43 mm – da marca Showa. As rodas, de 12 raios e de alumínio, ficaram mais rígidas. No interior do tronco, em vez dos corriqueiros dois pistões – um para compressão e outro para extensão –, há apenas um maior, que executa as duas funções e torna a suspensão mais precisa. Completando as novidades, o painel de instrumentos foi esteticamente atualizado.
Assim como o modelo anterior, a Fireblade 2012 conta com um anti-lock. O sistema evita o travamento das rodas em frenagens bruscas, o que facilita o controle do veículo em situações de emergência e permite manter o controle. Além disso, distribui a força de frenagem entre as rodas dianteira e traseira, evitando o mergulho da suspensão dianteira e a perda de aderência do pneu traseiro. As cores disponíveis para o modelo 2012 estão o Grafite Preto, Victory Red e o Pérola Branca Sunbeam. O preço da Fireblade não deve sofrer alterações e continuar na faixa que vai de R$ 56 mil a R$ 58 mil. O comprador tem ainda a opção de incluir acessórios como, por exemplo, para-brisa alto, para-choque e tampa do motor em carbono e manoplas aquecidas.
A Fireblade 2012 deve chegar ao Brasil em meados do ano que vem. Este ano, até novembro, a Honda vendeu 1.342 unidades da Fireblade no Brasil – um número expressivo se comparado ao das principais concorrentes. Yamaha R1, BMW S1000 e Suzuki GSXR1000 venderam 623, 611 e 586 unidades, respectivamente, no mesmo período.
Primeiras Impressões
A nova Fireblade resgata algumas características de suas antecessoras. As linhas horizontais, perdidas no modelo de 2008, retornam dando uma sensação maior de velocidade e dinamismo. Presente desde o início nas Fireblades, a distribuição homogênea de peso entre dianteira e traseira permanece no modelo 2012. A suspensão traseira também não mudou – continua o monoamortecedor da marca Showa. O motor, embora tenha sofrido algumas alterações, é o mesmo. Um quatro cilindros em linha, com 999 cc, capaz de gerar 178 cv a 12 mil rpm e torque máximo de 11,4 kgfm a 8.500 rpm. A diferença no propulsor é o novo mapeamento da injeção de combustível, que permite melhor controle do motor em baixas e médias rotações.
Os faróis e a parte frontal da carenagem melhoraram a aerodinâmica da moto. A suspensão dianteira agora conta com um Big Piston Fork – garfo de 43 mm – da marca Showa. As rodas, de 12 raios e de alumínio, ficaram mais rígidas. No interior do tronco, em vez dos corriqueiros dois pistões – um para compressão e outro para extensão –, há apenas um maior, que executa as duas funções e torna a suspensão mais precisa. Completando as novidades, o painel de instrumentos foi esteticamente atualizado.
Assim como o modelo anterior, a Fireblade 2012 conta com um anti-lock. O sistema evita o travamento das rodas em frenagens bruscas, o que facilita o controle do veículo em situações de emergência e permite manter o controle. Além disso, distribui a força de frenagem entre as rodas dianteira e traseira, evitando o mergulho da suspensão dianteira e a perda de aderência do pneu traseiro. As cores disponíveis para o modelo 2012 estão o Grafite Preto, Victory Red e o Pérola Branca Sunbeam. O preço da Fireblade não deve sofrer alterações e continuar na faixa que vai de R$ 56 mil a R$ 58 mil. O comprador tem ainda a opção de incluir acessórios como, por exemplo, para-brisa alto, para-choque e tampa do motor em carbono e manoplas aquecidas.
A Fireblade 2012 deve chegar ao Brasil em meados do ano que vem. Este ano, até novembro, a Honda vendeu 1.342 unidades da Fireblade no Brasil – um número expressivo se comparado ao das principais concorrentes. Yamaha R1, BMW S1000 e Suzuki GSXR1000 venderam 623, 611 e 586 unidades, respectivamente, no mesmo período.
Primeiras Impressões
Conforto e estabilidade
por Carlo Valente
do Infomotori/Itália
Portimão/Portugal - O teste da nova Honda CBR 1000RR Fireblade aconteceu em um dos circuitos mais difíceis do mundo: o Autódromo do Algarve, em Portugal. A primeira impressão é de que a posição da sela faz com que a Fireblade seja uma das superesportivas mais confortáveis, com bom espaço para os joelhos. Durante as primeiras voltas no circuito o foco fica na disposição da moto. De fato, o novo mapeamento melhorou a suavidade da aceleração, praticamente eliminando o efeito on-off – aquele tranco sentido na desaceleração.
O freio continua excelente. O novo ajuste do C-ABS permite maior estabilidade a Fireblade. A moto também ganhou em precisão e aderência nas curvas. A Honda CBR 1000RR Fireblade se saiu muito bem na pista. Falta apenas um sistema de controle de tração. Mas, mesmo sem ele, o novo mapeamento atende às necessidades de cada tipo de usuário. A moto se mostrou eficaz e segura. Mas era mesmo de se esperar que, após 20 anos de história, a Fireblade fosse bem convincente.
Ficha técnica
Honda CBR 1000RR Fireblade
Motor: A gasolina, 999 cc, quatro cilindros em linha. Com refrigeração líquida a quatro tempos de 16 válvulas. Injeção eletrônica.
Câmbio: manual de seis velocidades
Potência Máxima: 178 cv a 12.000 rpm
Torque máximo: 11,4 kgmf a 8.500 rpm
Diâmetro e curso: 76 mm x 55,1 mm
Suspensão: Dianteira - garfo telescópico invertido com tubo de diâmetro interno de 43 mm, e uma forquilha dianteira Big Piston com ajuste de compressão de pré-carga e rebound, curso 120 milímetros. Traseira - almofada equilíbrio traseiro com ajuste de compressão grátis pré-carga e rebound, acidente vascular cerebral 62 milímetros
Pneus: 120/70 R17 na frente, 190/50 R17 atrás
Freios: Dianteiro – disco duplo de 320 mm de diâmetro. Traseiro – simples de 220 mm de diâmetro com pinça de pistão simples.
Dimensões: Comprimento 2,8 m; Largura 0,69 m ; Altura 1,14 m
Peso: 200 kg – 211 kg na versão ABS
Tanque de combustível: 17,7 litros
Produção: Fábrica de Kumamoto, no Japão
Preço: 14.550 euros, o equivalente a R$ 34.780.
Veja mais: Especial: 20 anos de Honda Fireblade
Veja também: Duas Rodas: Honda celebra 40 anos no Brasil com novidades para 2012
por Carlo Valente
do Infomotori/Itália
Portimão/Portugal - O teste da nova Honda CBR 1000RR Fireblade aconteceu em um dos circuitos mais difíceis do mundo: o Autódromo do Algarve, em Portugal. A primeira impressão é de que a posição da sela faz com que a Fireblade seja uma das superesportivas mais confortáveis, com bom espaço para os joelhos. Durante as primeiras voltas no circuito o foco fica na disposição da moto. De fato, o novo mapeamento melhorou a suavidade da aceleração, praticamente eliminando o efeito on-off – aquele tranco sentido na desaceleração.
O freio continua excelente. O novo ajuste do C-ABS permite maior estabilidade a Fireblade. A moto também ganhou em precisão e aderência nas curvas. A Honda CBR 1000RR Fireblade se saiu muito bem na pista. Falta apenas um sistema de controle de tração. Mas, mesmo sem ele, o novo mapeamento atende às necessidades de cada tipo de usuário. A moto se mostrou eficaz e segura. Mas era mesmo de se esperar que, após 20 anos de história, a Fireblade fosse bem convincente.
Ficha técnica
Honda CBR 1000RR Fireblade
Motor: A gasolina, 999 cc, quatro cilindros em linha. Com refrigeração líquida a quatro tempos de 16 válvulas. Injeção eletrônica.
Câmbio: manual de seis velocidades
Potência Máxima: 178 cv a 12.000 rpm
Torque máximo: 11,4 kgmf a 8.500 rpm
Diâmetro e curso: 76 mm x 55,1 mm
Suspensão: Dianteira - garfo telescópico invertido com tubo de diâmetro interno de 43 mm, e uma forquilha dianteira Big Piston com ajuste de compressão de pré-carga e rebound, curso 120 milímetros. Traseira - almofada equilíbrio traseiro com ajuste de compressão grátis pré-carga e rebound, acidente vascular cerebral 62 milímetros
Pneus: 120/70 R17 na frente, 190/50 R17 atrás
Freios: Dianteiro – disco duplo de 320 mm de diâmetro. Traseiro – simples de 220 mm de diâmetro com pinça de pistão simples.
Dimensões: Comprimento 2,8 m; Largura 0,69 m ; Altura 1,14 m
Peso: 200 kg – 211 kg na versão ABS
Tanque de combustível: 17,7 litros
Produção: Fábrica de Kumamoto, no Japão
Preço: 14.550 euros, o equivalente a R$ 34.780.
Veja mais: Especial: 20 anos de Honda Fireblade
Veja também: Duas Rodas: Honda celebra 40 anos no Brasil com novidades para 2012
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