O motor 3.5 litros V6 EcoBoost da Ford já equipa 100 mil unidades em circulação nos Estados Unidos. O elogiado propulsor da linha eficiente do oval azul, lançado em janeiro, entrega 365 cv de potência e 42 kgfm de torque, prometendo desempenho de V8. O bloco equipa a gama F-150 da Ford, com consumo de 6,7 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada.
O sucesso do motor demonstra, mais uma vez, a mudança de comportamento do consumidor norte-americano. A Ford não vendia picapes com motor V6 desde 1985, e agora o V6 EcoBoost já representa cerca de 40% das vendas do modelo.
Na comparação com os motores V8 com aspiração natural, o V6 EcoBoost entrega consumo 20% menor. As emissões de gases poluentes diminuem cerca de 15%. O preço do bloco é US$ 1.750 maior que o motor 3.7 litros V6 convencional e apenas US$ 750 mais caro que o 5.0 litros V8, valor que rapidamente é revertido graças ao desempenho mais eficiente.
O V6 EcoBoost tem injeção direta de combustível, turbocompressores duplos refrigerados a água com controle eletrônico, alta taxa de compressão, comando variável e ligas de aço especiais. O propulsor já equipou os Ford Taurus e Flex e os Lincoln MKS e MKT, e já esteve cotado para animar o esportivo Mustang.
Nenhum comentário:
Postar um comentário