Surgiu do nada, mas já causa burburinho na internet uma premiação às avessas dentro do mercado publicitário. O troféu "Gongo da Propaganda" foi criado para homenagear o que, segundo seus organizadores, o mercado produziu de pior durante o ano.
Em entrevista ao Adnews, um dos envolvidos explicou, anonimamente, que trata-se de uma iniciativa coletiva que "não tem uma organização estabelecida". "É um movimento virtual criado através do Twitter. Seu objetivo não é prejudicar ninguém, é simplesmente destacar as agências, campanhas, profissionais que por algum motivo não realizaram um bom trabalho."
A motivação disso seria reflexo do próprio mercado, culpado por produzir "uma propaganda sem graça, sem charme, em que a fórmula é simples: chamar uma pequena ou grande celebridade".
A escolhida para receber o troféu - que é feito com peças do brinquedo Lego - em 2011 foi a F/Nazca S&S. Os organizadores justificam que a agência, mesmo sendo uma das maiores do país, "também é responsável por prejudicar este mercado".
Procurada pela reportagem, a F/Nazca disse que já tomou conhecimento do assunto, considerado uma "brincadeira de mal gosto", mas que não faz ideia de quem sejam os responsáveis.
A promessa é entregar, nesta sexta-feira, 23, um kit à agência e seus principais clientes, como Carrefour, Nike, Skol, Nissin, Honda e Electrolux. A partir do próximo ano, o prêmio espera contar com um júri popular, que será formado por meio das redes sociais.
Ao ser questionada sobre possíveis ações da agência contra a "homenagem", a pessoa responsável por ela ironizou: "Talvez um convite para uma festa, um almoço no Fasano, ou até quem sabe um emprego."
Por Leonardo Pereira
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