quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Ford começa a produzir Focus Electric e quer incomodar Nissan e Chevrolet

A Ford começou a produzir a versão elétrica do hatch médio Focus, em sua unidade industrial localizada no Michigan. É o primeiro veículo de passeio 100% elétrico da marca no país, e também o primeiro do segmento que consegue percorrer o equivalente a 42,5 km/l. A estratégia da fabricante ataca diretamente o líder da categoria nos EUA e garante que a recarga completa do Focus Electric leva cerca de três a quatro horas com carregador de 240 volts – metade do tempo utilizado pelo hatch japonês Nissan Leaf.


A marca já recebe encomendas dos estados da Califórnia, Nova York e New Jersey, e planeja estender a oferta para mais 15 regiões a partir de 2012. O modelo parte de US$ 39.200, e o comprador ainda pode receber o incentivo de US$ 7.500 concedido pelo governo norte-americano. De acordo com a Ford, o custo para viajar 130 km fica na ordem de US$ 2,10. Com o galão de gasolina a US$ 3,30, a mesma distância percorrida por um carro convencional custaria US$ 8,80.


O Focus Electric é alimentado por um propulsor de 100 quilowatts, que desenvolve 125 cv de potência. O conjunto é acoplado a uma transmissão de marcha única – o mesmo tipo que equipa os carros elétricos da Tesla. Neste caso, a marcha à ré é feita eletronicamente. Com a bateria totalmente carregada, o modelo concede autonomia de 160 km e atinge a velocidade máxima de 135 km/h.


O nicho de mercado que a Ford adentra com o lançamento do Focus Electric está dominado por Nissan Leaf e Chevrolet Volt nos Estados Unidos. O hatch nipônico tem vantagem no acumulado do ano, com 8.720 unidades, enquanto o sedã norte-americano emplacou 6.142 unidades entre janeiro e novembro. O Leaf, no entanto, leva vantagem sobre o Focus em relação ao preço: US$ 35.200, sem o subsídio do governo. O Volt está mais próximo do valor pedido pelo hatch da Ford: US$ 40.280, também sem contar a ajuda oferecida pelo governo federal.



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