sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Celular é o novo agente de inclusão digital no Brasil, diz F/Nazca

A décima edição da pesquisa F/Radar, realizada semestralmente pela F/Nazca em parceria com o Datafolha, constatou que 29,5 milhões de brasileiros com mais de 12 anos costumam se conectar à internet em movimento, a maior parte deles (74%) pelo telefone celular. Desde a última medição, de abril deste ano, houve aumento de 7 pontos percentuais.


Com o resultado, os dispositivos móveis empataram tecnicamente em segundo lugar com locais de acesso pago à rede, como lan houses, que, até abril de 2010 figuravam em primeiro. Desde então, a principal forma de conexão é a doméstica, desfrutada habitualmente por 43,5 milhões de brasileiros.

O incremento na navegação móvel se deu principalmente nas classes A, B e C e entre pessoas de 12 a 34 anos, exatamente os estratos que diminuíram o acesso em lan houses. Neles houve também crescimento mais acentuado da taxa daqueles que frequentam a internet diariamente. A pesquisa identificou ainda que 79% dos que se conectam em movimento o fazem por meio de planos pré-pagos de telefonia, e que 16% dos internautas móveis, ou seja, 5 milhões de pessoas, já fizeram compras usando o recurso.


“O potencial de toda e qualquer marca perambular dentro do bolso de milhões de brasileiros saltou rapidamente, entre outros fatores, graças ao recente barateamento da internet móvel pré-paga. Quem quiser se comunicar no mundo virtual vai ter de falar cada vez mais e melhor pelo celular”, projeta José Porto, diretor nacional de Planejamento da F/Nazca.


A agência realiza a pesquisa sobre internet desde 2007. No levantamento de agosto de 2011 foram feitas 2,5 mil entrevistas em 152 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, enquanto que para o total de internautas sobe para 3 pontos e, para os internautas móveis, 4. Nos três casos, dentro de um nível de confiança de 95%. O desenho da amostra foi elaborado com base em informações do Censo 2010 do IBGE.

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