A incerteza paira sobre o setor de internet. Empresas que fizeram ofertas públicas iniciais (IPO, na sigla em inglês) recentemente veem os preços de suas ações caírem sem parar, e os investidores começam a abandonar o barco. Será a esperada nova bolha?
Os jornais norte-americanos trazem dados preocupantes sobre a indústria. E o Groupon é um dos piores exemplos, pois, na quarta-feira, 23, fechou o dia com as ações valendo bem menos do que quando as colocou no mercado.
Foi a primeira vez que isso aconteceu, mas o site pioneiro de compras coletivas já vinha em queda. Apenas 6% dos títulos foram vendidos e os preços, que começaram em US$ 20, amargaram uma queda de 16%, fechando o dia em US$ 16,96.
No primeiro dia de oferta, o Groupon cresceu 50%, antes de se estabelecer em US$ 26,11 por ação. A queda dá sinais assustadores para start-ups que esperam vir a público em breve, como Facebook e Zynga, pois os investidores estão deixando de comprar e, ainda, passaram a distribuir essas ações assim que expira o tempo pelo qual obrigatoriamente precisam segurá-las.
Aconteceu algo semelhante com a rádio online Pandora, que vendeu 9%, mas os preços caíram 34% - foi ofertada a US$ 16 e agora passa por US$ 10,51. Neste caso, os investidores se preocupam com a concorrência, encabeçada por produtos como Spotify.
O LinkedIn também conseguiu passar para frente apenas 9% das ações que circularam com o IPO. Embora o preço já tenha caído 30% em relação ao que se conseguiu no primeiro dia, os títulos ainda estão bem acima (US$ 66) do valor estabelecido inicialmente (US$ 45).
As informações são de Wall Street Journal e The New York Times, via Toda Mídia.
Redação Adnews
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