De olho no 13º, marcas realizam promoções para dar um empurrãozinho nas decisões de compra do consumidor
O mundo dos automóveis é repleto de grandes dilemas quando o assunto é o mercado. Que carro comprar? Um 1.0 zero-quilômetro e “pelado” ou um modelo com motor e nível de equipamento mais generosos, só que sem o famoso cheirinho de carro novo? Um veículo ano-modelo 2011-2011 ou outro, que por alguns meros detalhes já é 2011-2012?
Vale lembrar que a primeira parcela do 13 salário está para entrar na sua conta— e todas as marcas estão de olho em uma fatia dele, lançando promoções ou, se preferir, ações de venda, que podem ou não ser chamadas de feirão. Batizada de A Decisão é Sua, a Ford lança uma promoção em que, comprando um Fiesta RoCam (R$ 26.900 no hatch e R$ 29.900 no Sedan), o consumidor pode escolher entre garantia adicional de dois anos, um aparelho de DVD portátil ou um vale-combustível.
Dependendo da autorizada, o cliente ganha ainda o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), independentemente do modelo adquirido. Vale lembrar que nesta época do ano vale a pena, em todas as marcas, “chorar” para ganhar o IPVA, uma vez que apenas 2/12 ou 1/12, dependendo da data da compra, terá de ser desembolsado pela autorizada.
Se o salário não é suficiente para a entrada, há quem procure facilitar ao máximo esse primeiro passo. É o caso da autorizada Sinal France, que comercializa a marca Renault. Além de taxas de juros atraentes (0,49% a 0,99% ao mês), a concessionária parcela a entrada no cartão de crédito sem juros (boa escolha para quem adora acumular pontos no cartão) e parcela em até seis vezes a documentação.
Também francesa, a Peugeot tem lançado mão, em alguns finais de semana, de modelos sob o mote da “nota fiscal de fábrica”. As ofertas mais comuns são as dos modelos 207 XR (hatch) por R$ 31.730 e do 207 Passion XR (sedã) por R$ 36.399. As promoções incluem também o médio argentino 307, que no início de 2012 dará lugar ao 308, também fabricado no país vizinho. Vale ficar de olho também no novo sedã médio da marca, que costuma ser vendido ao preço promocional de R$ 59.500 na versão Allure.
Especial/ Para desovar os estoques antes que o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) aumente de verdade (a partir de 15 de dezembro), a chinesa JAC Motors tratou de lançar uma série especial chamada Brasil do hatch J3 e do sedã J3 Turin, que traz pelos mesmos preços de sempre (R$ 37.900 e R$ 39.900, respectivamente), bancos de couro, película nos vidros e um logo especial com o nome e as cores do país, na parte traseira.
Vale a pena peregrinar por revendas atrás de pechinchas. Em seus feirões, a Chevrolet tem ofertado o Celta LT 2011-2012 por R$ 27.990 e o sedã Classic LS 2011-2012 por R$ 26.990. Questionar se existem ainda no estoque alguns veículos 2011-2011 é uma boa tática. Foi em uma oferta como essa que a publicitária Fernanda Lago economizou um bom dinheiro. “Por já estarmos no final do ano, estavam vendendo o Agile com um desconto de R$ 4 mil. Inicialmente fiquei com receio por não ser o 2011-2012, mas me disseram que praticamente não haverá mudanças”, diz.
Ela estava entre a compra de um VW Fox e um Citroën C3, mas o desconto no Agile fez com que o modelo, correndo por fora, fosse o seu eleito para a compra. Isso mostra que, mesmo para bens um tanto mais caros, como automóveis, vale a máxima de qualquer compra no mercado – muita sola de sapato gasta em pesquisas de preço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário