Pesquisa encomendada pelo grupo RBS traça perfil dos profissionais que possuem negócios próprios na internet e aponta que eles são jovens, têm nível superior e pertencem às classes A e B
Os homens correspondem a 75% dos empreendedores do meio digital no Brasil, segundo um estudo encomendado pelo grupo RBS à M. Sense Pesquisa e Inteligência de Mercado. O levantamento traçou o perfil do empreendedor brasileiro, entre setembro e outubro de 2011, entrevistando 770 profissionais que fundaram empresas ou mantêm projetos na internet. A maioria está entre 20 e 30 anos (61%), são oriundos em grande parte do curso de Comunicação Social (32%) e não possuem conhecimento aprofundado sobre tecnologia.
O estudo aponta que 86% dos entrevistados pertencem às classes A e B e em relação à escolaridade, indica que 70% dos empreendedores buscam uma pós-graduação para intensificar o aprendizado e melhorar a gestão dos projetos. Os cursos de Administração, Gestão de Negócios e Marketing são preferência para 59% dos participantes. Entre as áreas de atuação, há um equilíbrio nos campos de conteúdo (26%), social media (25%) e web mobile (25%), enquanto os sites de compras coletivas, lojas e leilões virtuais representam 9% dos empreendimentos.
As regiões Sul e Sudeste concentram 93% destes profissionais, tendo destaque o estado de São Paulo, que detêm 62% dos empreendimentos, que têm em média três anos de vida. O levantamento também indica que a mão de obra é composta por até cinco pessoas e as startups contam com dois sócios. O tempo entre a produção e o lançamento dos produtos é de sete meses a um ano de trabalho.
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