A japonesa Suzuki garantiu hoje (8/8) que não pretende desfazer a aliança com a alemã Volkswagen. Um relatório divulgado na imprensa europeia questionou o contentamento da marca nipônica no acordo, assinado em 2009 em nível de igualdade de condições. Contudo, a direção da Suzuki negou o conteúdo do relatório e afirmou que a parceria será mantida.
Em 2009, a Volkswagen adquiriu 20% de participação na Suzuki, por US$ 2,5 bilhões, cerca de R$ 3,9 bilhões. Pelo acordo, a Suzuki manteria independência na elaboração de projetos e autonomia de produção. Contudo, executivos da montadora – a quarta maior do Japão – estariam demonstrando insatisfação com a tentativa de controle por parte da Volkswagen.
Em julho, o vice-presidente da Suzuki Yasuhito Harayama expôs sinais do desgaste da aliança, ao alegar que a marca japonesa precisava retomar sua independência e que os dois grupos deveriam rever os parâmetros da parceria. Também no mês passado, a Volkswagen afirmou que o pacto de cooperação estava sob revisão, mas ainda não divulgou o reposicionamento da marca alemã dentro da aliança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário