O mercado reduziu a projeção de inflação para este ano, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), prevendo avanço de 6,28%, segundo estimativa do boletim Focus, do Banco Central (BC), divulgado hoje. Na leitura da semana passada o levantamento apontava inflação de 6,31% para 2011.
A atual projeção reduziu a expectativa de inflação para este ano após as três leituras anteriores do relatório do BC apresentarem estabilidade, e também diminui as perspectivas de inflação para 2012, que ficou em 5,27%, contra 5,30% na semana passada.
Para os próximos 12 meses o mercado aumentou a expectativa de inflação para 5,42%, após previsão de 5,40% na semana passada.
Já para o Índice Geral de Preços - Mercado (IGPM), a mediana das projeções para este ano aponta para 5,42%, o que representa queda das expectativas para este índice, que indicavam 5,47% há uma semana.
As expectativas para o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-Fipe) caíram após sete semanas consecutivas de alta, com projeção para 5,09% para 2011. No boletim anterior a expectativa para o indicador era de crescimento de 5,25% neste ano.
A mediana dos analistas consultados pelo BC ampliou a previsão para crescimento do Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) para 5,50% para este ano, ligeiro avanço na comparação com o crescimento de 5,44% projetado para o indicador na semana passada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário