O número de campanhas veiculadas no Facebook cresceram quase 20 vezes apenas nos últimos 12 meses, o que elevou o custo por mil impressões em 45% e o custo por clique, uma das principais métricas para a realização de ações na rede social, em 74%. Os números são referentes a Reino Unido, Estados Unidos, França e Alemanha, quatro mercados-chave do Facebook, e aferidos no novo relatório da TBG Digital, agência especializada em marketing e tecnologia.
O levantamento, que visa entender o comportamento do consumidor e a eficácia da publicidade, analisou 200 bilhões de impressões de 167 clientes, provenientes de 21 mercados globais, de maio a junho de 2011. O estudo indica, entre outros dados, que a conquista de uma base qualificada de fãs, conseguida por meio do formato de “história patrocinada” – que transforma as atualizações da página em anúncios –, pode melhorar o ROI significativamente, reduzindo o custo por aquisição em até 32%.
Também é destaque no relatório que o varejo obtém as melhores taxas de clique, sendo responsável por 36% de todas as impressões até junho de 2011 – setor que era praticamente inexistente até o terceiro trimestre de 2010. A estratégia do Facebook é, com tais informações, passar a oferecer uma espécie de serviço de consultoria à comunidade publicitária, estreitando relacionamento com as agências e proporcionando maior eficácia em cada uma das campanhas que utilizam seu canal.
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