Depois de anos de negociação, a montadora indiana Bajaj Auto, parceira do grupo franco-niponico no projeto, anunciou nesta sexta-feira (15) que vai abandonar a ideia de construir o carrinho.
As companhias fecharam um acordo em 2009 para trazer um veículo de US$ 2,5 mil ao mercado em 2012. Há meses o projeto chamado de ULC (Ultra Low Cost) é adiado por desentendimentos na parceria. A responsabilidade da Bajaj era projetar o modelo, enquanto a empresa franco-niponica daria suporte na divulgação e vendas. A ideia era produzir um produto capaz de desafiar o indiano Tata Nano, o carro mais barato do mundo — ele custa US$ 2,9 mil.
"Não temos a intenção de entrar no negócio de baixa margem (segmento de automóveis)", disse durante o anúncio o diretor da Bajaj Auto, Rajiv Bajaj. A fabricante indiana é especializada na produção de triciclos. "De 2007 até 2009, nós tínhamos um plano inicial com a Renault Nissan para desenvolver um carro pequeno de baixo custo que seria como o Nano," disse, ao acrescentar que o CEO do grupo Renault Nissan, Carlos Ghosn, já tinha sido informado sobre a decisão.
Acirrando a polêmica, o diretor da Renault Índia, Marc Nassif, disse que o grupo só seguiria com o projeto se a qualidade do produto correspondesse ao “DNA” da empresa. Caso não conseguisse, o grupo iria “desfazer o acordo", acrescentou o executivo ao sublinhar que a Renault não tinha feito nenhum investimento inicial.
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