O mercado mundial de publicidade está em alta para as agências de média porte. É o que mostram os resultados de uma pesquisa realizada em maio pela Rede Mundial ICOM de agências independentes, junto a 38 executivos de suas agências, em 28 países.
De acordo com os dados do levantamento, os orçamentos dos clientes (budgets) estão maiores do que em 2010. O número de lançamentos de novos produtos cresceu, bem como a confiança dos clientes no ambiente de negócios. Outro aspecto revelado pela pesquisa é que, segundo os executivos entrevistados, a demanda das empresas clientes se reorientou mais para o fortalecimento da marca do que para resultados imediatos de vendas.
As agências de 24 países disseram que a perspectiva do mercado é de melhora dos negócios em relação a 2010; três afirmaram ainda não sentir sinais de melhora; e apenas uma (Espanha) reportou um cenário ainda pior.
Agências em 15 países tem a expectativa de que o budget de seus clientes aumente pelo menos 10%; outras 4 esperam crescimento de apenas 1 dígito.
As agências, exceto a da Espanha, esperam forte crescimento em todas as modalidades de comunicação digital; 16 citaram Relações Públicas como área de forte crescimento; 15, rádio/TV; 13 below-the-line; 13 eventos e marketing direto.
Os setores de negócios com investimentos crescentes mais citados pelas agências foram o automobilístico, o imobiliário, os serviços financeiros, as viagens e turismo.
Em relação a aprendizados recentes, decorrentes das dificuldades econômicas de seus países, apontaram a necessidade de assegurar retorno ao cliente e fazer recomendações super focadas; trabalhar duro pelos resultados dos clientes, mesmo com budgets menores; controle de custos; expandir significativamente sua capacitação para comunicação digital; reagir rapidamente aos problemas e com extrema flexibilidade; e escolher clientes e projetos mais cuidadosamente.
A ICOM possui agências baseadas em 55 países e faturamento anual superior a US$ 2,5 bilhões. Fundada em 1950, tem sede em Rollinsville, Colorado (EUA). "A RINO COM, como representante exclusiva da ICOM no Brasil, está entre as mais otimistas, com a conquista de novos clientes como Biscoitos Triunfo, Quero/Heinz, Tietê Plaza Shopping e NEI, assim como pelarevigoração do budget de vários clientes que já estavam na casa", afirma Rino Ferrari Filho, presidente da RINO COM e diretor regional da ICOM para América Latina. "O Brasil não chegou a viver uma recessão de negócios; pelo contrário, foi beneficiado pelo momento difícil vivido pelos países desenvolvidos", comenta.
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