sexta-feira, 24 de junho de 2011

Ford Ka 2012 ganha nova cara

Conforme a Revista Carro já havia antecipado em sua edição de março, a Ford providenciou uma leve reestilização no Ka. Para-choque dianteiro, grade e faróis auxiliares são as novidades no modelo, que, com a medida, passa a ostentar visual similar aos demais integrantes da linha Ford. O conjunto motor-câmbio, porém, não foi alterado. A mudança visa manter a competitividade do compacto até a chegada da nova geração do Ka, prevista para ocorrer em 2013.


Mas, mesmo se tratando de uma mudança modesta, a “plástica” teve um bom resultado. O
carrinho ficou com um visual mais moderno e agradável, o que deverá contribuir para manter
o desempenho de vendas atual do veículo. Durante a apresentação do compacto à imprensa,
Eduardo Basso, gerente de marketing de produto da Ford, lembrou que, atualmente, o Ka
é o responsável por 19,2% das vendas da marca no país e, por isso, é importante mantê-lo
competitivo.

Na parte frontal, como já foi citado, as novidades ficam por conta do para-choque, que traz
uma grade trapezoidal similar à do Focus e da grade. Os faróis auxiliares (opcionais) também
possuem novo formato, o conjunto óptico ganhou máscara negra e os limpadores do para-
brisa, agora, têm palhetas do tipo flat-blade (totalmente feitas de borracha). Nas laterais,
além dos novos frisos, o carro apresenta uma boa inovação – embora opcional: indicadores de
direção (setas) nas carcaças dos retrovisores. Já na traseira, o Ka 2012 possui uma nova régua
acima da placa, um inserto na parte inferior do para-choque e lanternas e terceira luz de freio
com lentes translúcidas escurecidas. E só.

E se mudou pouco por fora, na parte interna não foi diferente. Grafismo do quadro de
instrumentos, revestimento de bancos e painéis das portas, porta-copos central e acabamento
das saídas de ventilação, maçanetas e pomo da alavanca de câmbio. Gilberto Geri, gerente
de engenharia da Ford, contou que a suspensão traseira do compacto foi ajustada por meio
da adoção de um conceito de isolamento dos amortecedores idêntico ao usado na primeira
geração do Focus. O objetivo, de acordo com Geri, foi reduzir o ruído de rolagem e a aspereza
percebidos pelos ocupantes do automóvel.

Versão 1.6 agora se chama Sport
Outra novidade introduzida na linha Ka 2012 é a versão Sport, que passa a identificar o
modelo com motor 1.6. Com o intuito de aumentar a participação da configuração nas
vendas do modelo (que hoje não chega a 1%), a Ford aposta no visual esportivo para cativar
novos consumidores. O Ka Sport sai de fábrica com uma decoração exclusiva, com faixas nas
laterais, teto e capô inspiradas nos antigos Mustang, rodas de liga leve aro 15”, saias, spoiler e
aerofólio na cor da carroceria e interior com acabamento diferenciado. O sistema de áudio My
Connection é outro item de série.

Com chegada às lojas prevista para agosto, a linha Ka 2012 ainda não tinha preço definido. Mas a expectativa é de que o modelo custe quase o mesmo que a gama atual (partindo de
aproximadamente R$ 25 500 na configuração 1.0). Confira o teste do Ford Ka 1.0 2012 na
edição de julho da revista Carro
, que estará nas bancas a partir da próxima segunda-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário