O estado americano de Nevada adotou uma nova regulamentação de trânsito que permite a circulação de carros sem motoristas. A medida pioneira autoriza o Departamento de Transportes local a regulamentar a circulação de carros sem condutores.
A medida autoriza a circulação de veículos dotados de “inteligência artificial, sensores e sistema de posicionamento global integrados para circular sozinhos, sem a intervenção ativa de um operador humano”. A tecnologia envolvida inclui câmeras, radares e sensores a ultrassom e laser.
Carros sem motoristas que fazem parte de um projeto financiado pela Google já rodaram mais de 225 mil quilômetros em estradas de Califórnia. Segundo especialistas, a automatização total ou parcial da condução de automóveis pode otimizar o uso das ruas e estradas, permitindo a circulação de duas a três vezes o número de carros em relação à atual.
Na Europa, pesquisadores trabalham no desenvolvimento de “trens automotivos”: grupos de carros que circulam automaticamente nas rodovias, aos quais os motoristas podem se integrar e separar-se ao chegarem aos seus destinos. A separação entre os carros é garantida por sensores. Na última semana, a Volkswagen apresentou um projeto de direção automática temporária, em que, em determinadas circunstâncias, o motorista pode abrir mão do controle do carro, que é assumido por um sistema computadorizado capaz de manter o veículo na estrada, controlar a velocidade e frear o veículo, se necessário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário