O processo de internacionalização de empresas brasileiras, favorecido por fatores como o aquecimento da economia nacional e até mesmo o real forte, inclui a aquisição, por grupos brasileiros, de companhias norte-americanas. Hoje, marcas fortemente ligadas à cultura norte-americana como Budweiser, Burger King e Swift têm por trás a mão de brasileiros.
Além de os Estados Unidos estarem perdendo a cada ano espaço para a China no comércio com o Brasil (o país asiático já é o principal destino das exportações brasileiras), empresas nacionais têm entrado no mercado americano por meio da aquisição de empresas do país.
Entre 2006 e 2010, o número de aquisições de empresas dos EUA pelas do Brasil superou as operações ao contrário, ou seja, de norte-americanas que adquiriram nacionais, segundo os registros da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). Nos cinco anos, foram 36 compras de americanas por companhias do Brasil e 29 no sentido oposto.
Entre 2006 e 2010, o número de aquisições de empresas dos EUA pelas do Brasil superou as operações ao contrário, ou seja, de norte-americanas que adquiriram nacionais, segundo os registros da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). Nos cinco anos, foram 36 compras de americanas por companhias do Brasil e 29 no sentido oposto.
A lista da Anbima, porém, não registra todos os casos ocorridos nos últimos anos. De acordo com a entidade, a adesão ao ranking é voluntária por parte das instituições.
O G1 listou casos de destaque de norte-americanas compradas por brasileiras. Além dos exemplos citados abaixo, o levantamento da Anbima inclui também marcas que pertenciam a empresas norte-americanas, mas cuja operação era voltada ao Brasil e não ao mercado norte-americano, como o sabonete Pom Pom, adquirido da Colgate Palmolive pela Hypermarcas, e a compra das subsidiárias da American Express (amex) no Brasil pelo Bradesco.
O G1 listou casos de destaque de norte-americanas compradas por brasileiras. Além dos exemplos citados abaixo, o levantamento da Anbima inclui também marcas que pertenciam a empresas norte-americanas, mas cuja operação era voltada ao Brasil e não ao mercado norte-americano, como o sabonete Pom Pom, adquirido da Colgate Palmolive pela Hypermarcas, e a compra das subsidiárias da American Express (amex) no Brasil pelo Bradesco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário