A BMW, maior fabricante mundial de carros de luxo, tem planos para abrir uma fábrica na América do Sul. O anúncio foi feito ontem pelo presidente mundial da marca, Norbert Reithofer, durante a apresentação de resultados financeiros do grupo.
"Como próximo passo estratégico [de investimentos], estamos considerando a instalação em outros locais, como por exemplo, na América do Sul. As decisões finais, porém, ainda não foram feitas. Nosso lema sempre foi: a produção segue o mercado. Então é uma coisa natural que observemos os Brics [Brasil, Rússia, Índia e China] de perto."
No ano passado, o grupo teve vendas recorde na América Latina e Caribe, com 22,2 mil veículos BMW e Mini --compacto de luxo-- comercializados. Esse resultado representa crescimento de 51% em relação ao ano anterior. Os países que se destacaram com melhor desempenho foram Chile (102% de crescimento nas vendas), Argentina (57%), Brasil (55%) e Colômbia (26%).
Para o consultor Luiz Carlos Augusto, diretor-superintendente da Jato Dynamics do Brasil, as chances de o Brasil ser escolhido para a abertura da fábrica da BMW são de quase 100%.
"Uma marca premium pede um mercado premium", afirmou, ao se referir ao incremento de vendas de veículos de luxo no país.
Dados da consultoria Jato Dynamics mostram que o Brasil lidera a venda de carros da marca BMW na América do Sul, seguido por Argentina e Colômbia.
"O Brasil fechou o ano passado como o quarto maior mercado mundial de automóveis. Não sofreu os efeitos da crise como sofreram a Europa e os Estados Unidos. Quem ainda não se instalou no Brasil considera essa possibilidade porque sabe que isso é necessário", disse Augusto.
No primeiro bimestre deste ano, o Brasil voltou ao quinto lugar no ranking mundial de automóveis, atrás da Índia. China, Estados Unidos e Japão são, respectivamente, os líderes de vendas.
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