Vivo e TIM devem mais uma vez apresentar receita trimestral crescente no quarto trimestre de 2010 em relação ao mesmo período de 2009, com o avanço da base de usuários de telefonia celular.
As duas empresas devem apresentar avanço no faturamento nos três meses finais de 2010 ao redor de 11% na comparação anual, enquanto o ritmo de crescimento da geração de caixa medida pelo índice "Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização" (Ebtida - sigla em inglês) deve ficar entre 8 e 9%, segundo pesquisa Reuters.Já a Oi - com oferta integrada de serviços de voz fixa e móvel, banda larga e TV paga - deve apresentar ligeira queda no faturamento, diante da priorização da rentabilidade, e não do crescimento, por sua diretoria.
Em relatório, o Santander disse que não espera que os resultados do quarto trimestre sejam catalisadores para as ações da Oi. Um destaque positivo do balanço deve ser a melhora da margem Ebitda, pela extração de sinergias com a Brasil Telecom, adquirida em 2008.
A estimativa média de analistas é que a Oi tenha lucro líquido de 386 milhões de reais no quarto trimestre, revertendo prejuízo de 365 milhões de reais um ano antes.
Para a Vivo, controlada pela espanhola Telefônica, analistas acreditam que o aumento de dois dígitos na receita total será impulsionado pelo faturamento com transmissão de dados, que para o Itaú deve ter crescido 36,6% no quarto trimestre em termos anuais.
A projeção média de analistas é de lucro da Vivo no último trimestre de 594 milhões de reais, mais de 1,5 vez maior que entre outubro a dezembro de 2009.
A TIM, operadora que mais conquistou clientes no quarto trimestre, deve reportar "números consistentes e sólidos", avalia o Bank of America Merrill Lynch. A empresa controlada pela Telecom Itália adicionou 4 milhões de novos assinantes a sua base entre outubro e dezembro.
A média das previsões indica lucro trimestral da TIM de 206 milhões de reais, abaixo dos 330 milhões de reais um ano antes. Alguns analistas ressalvaram que os dados são de difícil comparação, já que a TIM apresentará seus resultados no padrão internacional de contabilidade (IFRS) pela primeira vez.
A Telesp - concessionária de telefonia fixa em São Paulo e também controlada pela Telefônica, como a Vivo - divulgou no dia 16 lucro de 622,7 milhões de reais para o quarto trimestre, alta de 9,2% sobre um ano antes.
Fora os números, analistas estarão atentos a comentários das companhias sobre o andamento da incorporação da Vivo pela Telesp e o processo de aumentos de capital em empresas da Oi totalizando 12 bilhões de reais, para acomodar a Portugal Telecom no quadro societário da empresa.
A TIM divulga seu resultado na segunda-feira, dia 21. Na quinta-feira (dia 24) é a vez da Vivo, enquanto a Oi agendou a apresentação do balanço para 3 de março.
Nenhum comentário:
Postar um comentário