Pela 1ª vez desde a crise, empresas priorizam o futuro
Pela primeira vez desde a crise financeira internacional, iniciada no final de 2008, as grandes empresas do mundo estão mais interessadas em planejar o futuro do que em cortar gastos para arrumar a casa, segundo uma pesquisa da Economist Intelligence Unit (EIU), instituto ligado à revista “The Economist”.
Das 288 companhias que responderam aos questionário, 55% disseram que neste ano vão priorizar aumento de receita, 52% afirmaram que vão elaborar planos de expansão e 50% declararam que pretendem reduzir custos. A soma dos percentuais supera 100% porque cada empresa podia escolher mais de uma prioridade.
Em 2009, ano seguinte à crise internacional, apenas 46% das companhias priorizavam a elaboração de planos de crescimento, enquanto 37% pensavam em aumentar receitas. Naquele ano, a prioridade de 66% das empresas era cortar gastos.
A pesquisa mostra uma inversão do pensamento das companhias, saindo de uma fase mais pessimista, em que o que importava era apagar o fogo e resolver problemas imediatos, e entrando em uma fase mais otimista, em que a prioridade é preparar-se para o futuro.
O estudo contou com a participação de 288 grandes empresas, sendo 44% da América do Norte, 40% da Europa Ocidental e 16% da América Latina; 75% delas têm faturamento anual acima de US$ 1 bilhão.
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