O Preço de Verdade do carro zero, isto é, o preço realmente praticado no mercado, teve a segunda alta seguida no ano, conforme pesquisa AutoInforme/Molicar, revertendo a tendência de queda registrada no ano passado.
O balanço de fevereiro apontou uma alta de 0,24%, que, somada aos 0,04% de janeiro acumula um aumento de 0,28% este ano. No ano passado o carro zero teve uma queda de preço de 0,11% (veja gráfico).
A alta deste ano é resultado do aumento do preço dos importados, que tiveram que repassar ao preço final os 30 pontos percentuais de IPI a mais que passou a vigorar no final do ano passado. Tanto que as marcas que mais aumentaram os preços foram as importadas.
Entre as marcas tradicionais, a Volkswagen foi a única que teve alta em fevereiro, + 1,05%, portanto um aumento bem acima da média. As outras três tiveram queda em relação a janeiro.
A Fiat apresentou uma redução de 0,17%, a GM 0,69% e a Ford foi a que mais caiu: os preços dos carros da marca ficaram, em média, 1,49% mais baratos no mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário