quinta-feira, 15 de março de 2012

Os carros que quase nunca quebram

Pesquisa que incluiu 15 milhões de veículos aponta os modelos que mais raramente deixam os donos na mão

5 dos carros mais confiáveis são vendidos no Brasil

São Paulo – A empresa alemã de inspeções veiculares Dekra realiza um levantamento anual dos carros que dão menos dor de cabeça a seus proprietários. Para montar a lista, a empresa, que atua em 50 países, levantou os dados de falhas encontradas durante 15 milhões de inspeções veiculares realizadas nos últimos dois anos. “Com nossa pesquisa sobre carros usados, atingimos o objetivo de ajudar potenciais compradores dando a eles informações detalhadas sobre as típicas falhas de cada modelo”, diz Clemens Klinke, membro do conselho da Dekra.
O levantamento não considera como falha a necessidade de substituição periódica de algumas peças, como pneus carecas. Apenas defeitos mais graves foram considerados no levantamento. A maioria dos problemas refere-se a defeitos elétricos, eletrônicos ou de iluminação (19,7%). Mas as falhas que mais geraram despesas para os proprietários estão relacionadas aos discos de freio, chassis e motor.
A empresa dividiu o desempenho dos veículos em três períodos: de 0 a 50.000 km, de 50.001 a 100.000 km e de 100.001 a 150.000 km. Ficou provado, por exemplo, que à medida que os carros rodam mais, o risco de aumento de gastos com manutenção cresce exponencialmente. A pesquisa é global. Sete dos oito carros mais confiáveis do mundo são fabricados na Alemanha, mas cinco deles são ou já foram vendidos no Brasil - ainda que em diferentes versões e produzidos em outros países. Veja a lista nas próximas páginas.

Opel Astra

O carro que obteve o menor índice de falhas entre as centenas de modelos pesquisadas foi o Opel Astra. A Opel é a subsidiária europeia da General Motors. Em gerações anteriores, o carro chegou a ser importado e depois produzido no Brasil e tornou-se um grande sucesso de vendas da Chevrolet. A versão brasileira do Astra, que foi retirada de linha no ano passado, entretanto, não contou com diversas modernizações promovidas pela Opel na Europa nos últimos anos. 

Audi A4

Considerando as três classes de quilometragem incluídas na pesquisa (de 0 a 50.000 km, de 50.001 a 100.000 km e de 100.001 a 150.000 km), o Audi A4 foi o mais regular. O modelo, importado da Alemanha para o Brasil, conseguiu continuar a dar poucos problemas mesmo com o aumento do tempo de uso. O Audi A4 é vendido em três versões por aqui, com preços que variam de 134.900 a 243.500 reais.

Ford Fiesta

O Ford Fiesta foi o automóvel que se saiu melhor na categoria carros pequenos. O modelo vendido no Brasil é trazido do México. Como a Ford não tirou o antigo Fiesta de linha, o carro que apresenta poucas falhas se chama New Fiesta por aqui e custa entre 45.950 e 47.950 reais. O Fiesta é um dos carros globais produzidos pela Ford. A empresa mantém o projeto e o design em todos os países onde o modelo é vendido. Alguns detalhes, entretanto, são alterados para agradar consumidores locais. Uma das mudanças promovidas no mercado brasileiro foi a inclusão de um motor flex.

VW Golf

O Volkswagen Golf foi considerado pela pesquisa o hatch que menos apresenta defeitos pelo segundo ano seguido. O carro é fabricado desde 1974, possui seis diferentes gerações e se tornou o modelo da Volks mais vendido do mundo – à frente até mesmo do Fusca. No Brasil, entretanto, ainda é comercializada a quarta geração do Golf. O modelo é produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR) em seis diferentes versões, que custam entre 54.865 e 72.085 reais. 

Mercedes-Benz Classe E

O Mercedes-Benz Classe E foi o vencedor da pesquisa na categoria carros médios executivos. As versões vendidas no Brasil da linha Classe E são três: sedã, coupé e conversível. Todas elas são trazidas da Alemanha com preços que variam entre 231.500 e 421.500 reais.

Opel Insignia

O carro mais bem-colocado na categoria carros médios foi o Opel Insignia, que também já havia levado a honraria no ano anterior. O modelo fabricado na Europa foi o substituto do Vectra. Já no Brasil, a General Motors decidiu retirar o Vectra de linha no ano passado e substituí-lo por outro modelo, o carro global Cruze.

Mazda MX 5

Entre os carros esportivos, o primeiro colocado no ranking foi o Mazda MX 5. O modelo não é vendido no Brasil. A montadora japonesa suspendeu totalmente a importação de veículos para o país, mas planejava retomar os negócios neste ano ou no próximo. Os planos, no entanto, foram engavetados com a decisão do governo brasileiro de elevar o IPI sobre veículos importados de fora do Mercosul e do México.

Ford Kuga

A pesquisa da Dekra apontou o Ford Kuga como o SUV mais confiável. O modelo não é comercializado no Brasil. A Ford possui apenas dois SUV no país. O mais conhecido é a Ecosport, cuja nova versão já foi apresentada, mas ainda não tem data para lançamento. A nova Ecosport será o primeiro carro global da montadora americana desenvolvido no Brasil. O outro SUV à venda por aqui é o Edge, importado do Canadá, que chega por a partir de 123.940 reais.






 

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