Há vários prazeres que acompanham o ato de comprar um carro novo e um deles, praticamente unânime, é o cheiro. Mas embora muitos acreditem que haja estudos e ações premeditadas para estimular o olfato do comprador, o que as montadoras realmente querem é eliminar os odores.
O pessoal do Gizmodo foi perguntar à gerente da Toyota responsável por cores e acabamento o que é, afinal, aquele cheiro, no que Janis Ambrose Shard respondeu: "É em sua maioria resultado de compostos orgânicos do carro produzindo gases, qualquer coisa que seja de vinil ou plástico – a superfície dos assentos, o plástico no painel ou na porta. São os compostos orgânicos voláteis (COV) que saem deles que causam o cheiro."
Isso é muito ruim. Os COVs são poluentes espalhados ao nosso redor e que podem nos causar danos à saúde. No caso dos carros, eles existem em razão dos solventes à base de petróleo usados no plástico e no vinil - e só surgem no painel porque não são necessárias temperaturas muito elevadas para ativá-los.
Se não há uma tentativa de produzir, por outro lado, a indústria luta para minimizar os odores substituindo os materiais usados na fabricação. A própria Toyota trocou colas derivadas de solventes por outras à base de água; a Ford testou espumas à base de soja. "O cheiro de carro novo não é algo que procuramos obter", reforçou Janis.
Redação Adnews
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