sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Reestruturação da Volvo acirra mercado de caminhões no país

A reestruturação mundial anunciada pela Volvo também atingiu o setor de caminhões. A medida vai permitir à marca atuar em segmentos inexplorados no Brasil e provocar maior acirramento da disputa pelo mercado. 


A marca Volvo, antes isolada na América Latina, ganhou reforço de outras três marcas do grupo -UD Trucks (antiga Nissan Diesel), Renault Trucks e a Mack- e ficará atrelada à divisão para as Américas da empresa.
Com isso, o grupo continuará a atuar nos segmentos de caminhões semipesados e pesados, mas também terá opções dos semileves e leves da Renault montados no Uruguai e os modelos de caminhões da UD e Mack.
O presidente do grupo Volvo para a América Latina, Roger Alm, não informou prazos para iniciar a comercialização dos modelos das outras marcas no Brasil ou até mesmo a produção.
"No curto prazo, vamos identificar as necessidades do mercado e depois anunciaremos as medidas no Brasil", disse à Folha.
Segundo ele, as transformações do mercado motivaram as mudanças do grupo. No Brasil, a Volvo tem a liderança de vendas nos segmentos de caminhões semipesados e pesados.
De 2009 até o ano passado, a empresa investiu US$ 275 milhões no Brasil. No ano passado, a Volvo vendeu 19.068 caminhões e ficou com 11,04% de participação geral no mercado brasileiro.
Na reestruturação mundial do grupo, a China ganhou uma divisão só para ela. À Europa foram associados os países do Oriente Médio e África. O restante ficará sob a divisão da Ásia, incluindo Índia e Japão.

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