Qual delas se dá melhor no aperto do dia a dia urbano?
Se você curte uma picape, mas tem nojinho de lama e odeia grama, esse desafio é sob medida: reunimos Volkswagen Amarok, Toyota Hilux e Nissan Frontier, todas com cabine dupla, para saber qual dá menos dor de pescoço nas manobras urbanas. Do mesmo modo que a grande maioria dos compradores desses minicaminhões 4x4, não usamos tração integral, marcha reduzida ou pneus lameiros para as três provas do teste: baliza, vaga paralela e retorno de via (curva em “U”), todas feitas no asfalto.
O Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) nos forneceu dados extras: a visibilidade de cada picape. Em uma escala de 0 a 10, Hilux recebeu 5 e a Amarok, 6. Os índices da Frontier não estavam disponíveis. Lembrando que quanto maior a relação da caixa de direção, mais lenta é a resposta do volante, apresentamos os resultados do desafio.
Prova 1: Baliza
Para encaixar cada uma das picapes na baliza, usamos o espaço de 5,7 metros de comprimento por 2,4 m de largura, padrão para um carro de porte grande, conforme normas da Prefeitura de São Paulo. Todas as três foram igualmente difíceis e exigiram tempo para estacionar. Mas algumas foram melhores que outras: a Amarok fez a manobra em 33,2 s, seguida pela Hilux com 34,3 s e pela Frontier com 37,4 s. A direção direta e mais rápida da VW foi determinante para a vitória. A Toyota tem a direção mais lenta, mas ainda assim, ela ficou na frente da Nissan, que tem direção ainda mais filosófica, além da pior visibilidade entre as três. Para complicar nossa vida, reduzimos 10 cm no comprimento da vaga e a classificação se manteve. Diminuímos mais 10 cm e só a picape da Volks entrou no espaço de 5,5 metros – 25 cm maior que o comprimento total da picape. As demais, apesar do porte equivalente ao da picape VW, ficaram de fora.
Prova 2: Vaga paralela
Quem dirige um minicaminhão leva três horas para achar uma vaga num shopping e mais duas para estacionar: sempre faltam ângulo e espaço para encaixar a carroceria. Simulamos uma vaga de 2,5 m de largura por 5,5 m de comprimento (padrão da prefeitura paulistana) para o segundo desafio: estacionar em ângulo. Marcamos a distância de 10 metros para a manobra. Nenhuma picape entrou na vaga. Aumentamos a distância para 13 metros e só assim conseguimos aferir os tempos: novamente, Amarok em primeiro, com 19,5 s, Hilux em segundo, com 23,8 s, e Frontier em terceiro com 31,9 s. A visibilidade da Nissan é tão prejudicada pelo capô e pela posição baixa de dirigir que, na manobra, ela esbarrou na picape vizinha.
Prova 3: Retorno de via
Já tentou fazer um retorno e teve de dar ré, no meio da avenida? Simulamos a manobra e, baseados no diâmetro de giro da Hilux, apostaríamos nela. Pois ela foi vice, de novo. Em um espaço de 12 m, todas fizeram o retorno com apenas uma manobra. Amarok, com 9,1 s, foi a melhor e a mais rápida novamente, por conta da direção direta. A Hilux, com 9,6 s, foi prejudicada pela direção lenta, embora o diâmetro de giro de 11,8 m tenha garantido bom desempenho na manobra. E a Frontier, com 9,9 s, ficou em último por causa da falta de visibilidade e pelos quilométricos 13,2 m de diâmetro de giro. Reduzimos o espaço para 10 metros e a situação, é claro, apertou: todas precisaram engatar a ré duas vezes. Amarok em 15,4 s, Hilux em 15,7 s e Frontier em 16,1 s.
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