Kia, Renault, Citroën e Hyundai tiveram aumento de vendas acima da média este ano, ampliando a participação no mercado de carros e comerciais leves em relação ao período janeiro-outubro do ano passado.
As quatro montadoras tradicionais não aumentaram a participação. Volkswagen e Fiat não acompanharam o crescimento do mercado mas, em números absolutos, aumentaram as vendas em relação ao ano passado, já GM e Ford tiveram queda nominal de vendas.
A Kia cresceu 50%, a Renault 19,8%, a Citroën 14,7% e a Hyundai 8,8%, todas acima do mercado, que teve uma alta de 5,08%. A Volkswagen cresceu apenas 3,2% e a Fiat 1,2%. As outras não tiveram nem mesmo aumento nominal: venderam menos do que no ano passado: a GM caiu 2,4%, a Peugeot 2,8%, a Toyota 3,1%, a Ford 3,8% e a Honda 18%.
Mas se aumentarmos o espectro para as vinte melhores do ranking (com no mínimo cinco mil unidades este ano) as chinesas foram as que mais cresceram. A Chery é a líder: vendeu de janeiro a outubro 17.628 unidades, que, comparadas ao desempenho do mesmo período em 2010, mostra um crescimento de 294%. A Hafei foi a segunda marca que mais cresceu: 138%, com 14.157 carros vendidos de janeiro a outubro. (A JAC, que não atuou no Brasil no período estudado, vendeu 19.442 unidades este ano.)
A Nissan também teve um crescimento excepcional, 77%, com 47.695 unidades vendidas. Depois aparecem, a Suzuki, com crescimento de 60% e a Land Rover, com 51%.
BMW Mitsubishi e Mercedes-Benz também cresceram acima da média. Nenhuma das pequenas teve crescimento abaixo da média do mercado
Nenhum comentário:
Postar um comentário