quinta-feira, 12 de maio de 2011

Estadão deixa "Divirta-se" mais integrado e participativo


O Estadão lançou, nesta quinta-feira, 12, três novas plataformas do caderno Divirta-se: site e aplicativos para iPhone e Android. Os formatos trarão mais informações sobre a vida cultural e gastronômica da cidade de São Paulo, com maior interatividade e participação do leitor.


"Queremos atingir o maior número possível de paulistanos, que poderão ser críticos nessas mídias, conversando e informando sobre o tema diversão na cidade de São Paulo", explica Ilan Kow, editor-chefe de Publicações do Grupo Estado e um dos responsáveis pelo lançamento.

A interatividade e participação do leitor serão o forte nas três versões, tendo como base o caderno semanal, publicado às sextas-feiras no Estadão e no Jornal da Tarde. "Levaremos a mesma qualidade da edição impressa às plataformas, mas com recursos que permitirão um envolvimento maior do público, com comentários e indicações do que está acontecendo em São Paulo", completa.

A edição impressa também passará por reformulação ao longo das próximas semanas. Uma delas estreia já na edição desta sexta-feira. Marcelo Duarte levará sua coluna "Curiocidade", publicada aos sábados no JT, para o caderno Divirta-se. Além disso, haverá um blog no site, com espaço maior para falar sobre dicas da cidade.

Geolocalização e realidade aumentada

Um dos diferenciais dos novos aplicativos será uma possibilidade maior de serviços ao usuário. Já no lançamento, será possível obter informações de mais de 2 mil estabelecimentos e eventos na cidade, com busca refinada por geolocalização e com o recurso da realidade aumentada.

Segundo Nicholas Serrano, diretor de Produtos para Plataformas Digitais do Grupo Estado, o sistema, nas três plataformas, sempre dará imediata e ampla resposta a todos os tipos de busca. "Usando o conceito popularizado pelo Google, o usuário terá um conjunto de informações e buscas por relevância. O sistema identificará a dúvida e dará uma resposta ao que ele procura e será continuamente refinado, a partir das buscas realizadas", explica.

Os aplicativos para iPhone e Android também permitirão que o usuário use a realidade aumentada. Será possível, por exemplo, que, a partir da câmera do mobile, ele trace um mapa de uma região - ou a partir dela -, com indicações e rotas de estabelecimentos, serviços e eventos.

Nas três plataformas haverá interatividade com a rede "Você no Estadão", que permite comentários e compartilhamento de informações entre os usuários. Além disso, haverá forte participação das redes sociais, como o Twitter, Facebook e Foursquare. O Divirta-se permitirá que sejam criadas agendas de eventos, com comentários e indicações em espaços dedicados para esse fim.

Os aplicativos são gratuitos e já estão disponíveis na App Store (para iPhone e iPad) e Android Market (para dispositivos com Android). O acesso é aberto todos os usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário