sexta-feira, 8 de abril de 2011

Chinesa JAC diz que venda inicial no Brasil supera previsão


Com R$ 140 milhões de investimento em marketing, seis anos de garantia para os carros vendidos no Brasil e o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda da marca, as 47 concessionárias da chinesa JAC Motors no país informam ter vendido um carro a cada sete horas desde o dia 18 de março. 

 
São 3.300 veículos comercializados em 19 dias (de 18 de março a 5 deste mês), superando a previsão inicial de vender 3.000 unidades do chinês J3 (versões hatch e sedã, o Turin) em um mês. 

Para ter ideia do que isso significa, concorrentes da categoria hatch venderam em março 9.392 unidades do Fiesta (Ford), 6.644 do Agile (GM) e 5.566 do Sandero (Renault), segundo dados da Fenabrave (federação dos concessionários), que considera os emplacamentos feitos. 

Considerando o critério de carros licenciados, a JAC vendeu 455 unidades em março. A diferença se explica por causa da defasagem entre o prazo da venda e o fornecimento dos documentos, segundo informa o grupo SHC, importador oficial da marca JAC Motors no Brasil.
"A procura nos fez aumentar a meta para 4.500 carros no primeiro mês. A Toyota levou 11 anos para conseguir vender 4.000 em um mês", diz Sergio Habib, do grupo SHC, responsável por trazer ao país a francesa Citroën e superesportivos de luxo como Aston Martin. 

Até o final do ano, o grupo estima chegar a 45 mil carros chineses vendidos --10 mil a mais que a previsão inicial. 


INVESTIMENTO
 
Parte desse desempenho se deve ao investimento em marketing (R$ 140 milhões), que se compara ao de fabricantes com anos no país. 

Volkswagen e GM investiram cerca de R$ 180 milhões em 2009, segundo o último ranking Agências & Anunciantes, do Meio & Mensagem (considera os descontos negociados). 

Para Luiz Carlos Augusto, diretor-superintendente da consultoria Jato Dynamics do Brasil, esse investimento "demonstra que o carro chinês chegou para ficar e vai lutar por um espaço". 

"As marcas tradicionais precisam ficar atentas. Os opcionais que normalmente são oferecidos nesses veículos vêm de série, deve haver uma mudança na estratégia. Ninguém vai ficar olhando o concorrente crescer sem ter uma ação contrária", diz. 

PREÇOS
 
O J3 vermelho, o mesmo que aparece na propaganda do Faustão, já está em falta em alguns pontos de venda. Uma nova encomenda deve chegar ao país em breve. 

"Fizemos a combinação de preço certo com produto certo. Foram feitas 242 modificações para adaptar o carro ao gosto do brasileiro. Até o limpador de parabrisa foi mudado", diz Habib, que vende os carros com air bag duplo e freios ABS por R$ 37,9 mil (hatch) e R$ 39,9 mil (sedã). "O preço da revisão e as peças de reposição, 10% a 30% mais baratas, também estimulam as vendas."

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